Himoinsa customiza geração de energia no Equador

03 October 2019

2mini-PowerPlant-view

Em plena Amazônia equatoriana, se encontra a área de extração de petróleo Bloque 43, grande jazida na província de Orellana, no oeste do Equador. As reservas certificadas são de 1,6 bilhão de barris, o que equivale a aproximadamente a 41% das reservas de petróleo do país.

O Bloque 43, implementado pela Petroamazonas EP, deverá alcançar o máximo de produção em seis anos, quando produzirá 330 mil barris por dia. O projeto cuidou da questão ambiental usando perfuração direcional horizontal, o que reduziu o total de área perfurada.

A fim de contribuir ainda mais para reduzir o impacto ambiental deste projeto, a espanhola Himoinsa, em parceria com a empresa Energy Solutions, projetou uma usina geradora de energia a partir do gás proveniente do poço perfurado, com 5 MW de potência. São cinco grupos geradores HGS 975 T5 WG com potência unitária de 975 kW. “São grupos geradores alimentados com gás associado, num contêiner tropicalizado, com ventilação especial e proteção contra o clima amazônico. Eles foram projetados para trabalhar em paralelo a outros grupos movidos a diesel”, afirma a empresa.

O projeto encontrou desafios. O principal deles foi o clima de intenso calor e umidade do local, além da compatibilização entre esta inovação e a planta de extração do petróleo.

Inovação

1-ContainerPowerPlant

A inovação foi a de projetar geradores cuja alimentação vinha da própria extração de hidrocarbonetos para a qual estavam prestando o serviço.

Com uma central de controle Woodyard Easygen, os grupos geradores podem funcionar de maneira individual ou em paralelo com outras unidades a diesel, conforme a necessidade.

“Este projeto foi um desafio por duas razões: um fornecimento de gás de muito baixa qualidade, e condições ambientais adversas. Conseguimos resolver ambos os problemas satisfatoriamente, contribuindo para reduzir bastante as emissões por queima de gás associado “flaring”, ajudando assim a preservar o entorno da floresta”, afirmou Manuel Aguilera, gerente de produtos a gás da Himoinsa.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL