EXOSKELETON 1

A Hilti North America apresentou um exoesqueleto EXO-01, novo dispositivo de aumento das capacidades humanas para ajudar empreiteiros, comerciantes e gerentes de obra a abordar os problemas de saúde e segurança, assim como a escassez de mão de obra.

Para criar o dispositivo, a Hilti se associou à Ottobock SE & Co. KGaA, empresa provedora de próteses, órteses e exoesqueletos que ajudam as pessoas a aumentar e conservar a independência física.

Segundo relatórios de saúde, até 44 milhões de trabalhadores na União Europeia são afetados por transtornos musculo-esquléticos relacionados com seus trabalhos. Os trabalhadores da construção e das indústrias de manufatura são particularmente propensos a problemas de saúde devido às atividades profissionais.

“Existe um grande potencial para soluções que reduzem a tensão física nos trabalhadores da construção”, diz o Dr. Sönke Rössing, chefe da Ottobock Industrials. “Esta divisão vem desenvolvendo exoesqueletos industriais da linha de produtos Paexo desde 2012. O EXO-01 é um modelo passivo que não demanda alimentação de energia. O peso dos braços se transfere às cadeias através dos suportes do antebraço, usando a tração do cabo mecânico. Estudos independentes e a pesquisa da Ottobock demonstraram que isto reduz a carga máxima nos músculos e alivia os ombros em até 47%”.

A Hilti está testando o dispositivo e deve estreá-lo em mercados até o fim do ano.

“Queremos melhorar a saúde e a segurança dos nossos clientes, impactando diretamente a produtividade do local de trabalho, para que possam se manter no cronograma e no orçamento”, diz Johannes Huber, chefe de negócios da unidade de sistemas diamantes do Hilti Group, empresa matriz. “Os clientes que adotarem a inovação e investirem em saúde ocupacional estarão em melhores condições para atrair e reter as melhores pessoas, assim como manter a produtividade de seus locais de trabalho”.

O EXO-01 é a primeira incursão da Hilti em dispositivos de saúde ocupacional para a construção. A empresa afirmou que pretende se aprofundar neste setor.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters

Temas