Guia para a CONEXPO Latin America

06 September 2019

A indústria de construção na América Latina experimentará um modesto crescimento em 2019, mas com perspectivas de melhor expansão em 2020. Segundo a Fitch Solutions, a taxa de crescimento do setor em nível regional seria de 1,1% em 2019 e uma média anual de 2,6% entre 2020 e 2023. 

CONEXPO Latin America Outlook - Construction Industry Value

Não obstante, o crescimento não é equitativo pelo continente. Um grupo seleto de países está superando os mercados, e tem capacidade de atrair um abundante capital privado e público, estimulado, em parte, pelos fortes preços de matérias primas nos mercados de extração, para respaldar a infraestrutura, enquanto outros mercados de maior risco, com oportunidades mais limitadas, continuam afetando a atratividade geral da região. 

A melhora projetada na indústria reflete um retorno ao crescimento significativo em vários mercados grandes, como Brasil e Colômbia, assim como pelo forte crescimento em outros países, como Chile e Peru. Vale recordar que estes quatro países, junto a Argentina e México, representam 85% do PIB latino-americanos, pelo que seus desempenhos são cruciais para a economia regional. 

Demanda de maquinário 

CONEXPO Latin America Outlook - Maquinasparamineriayconstruccion-spa

Uma indústria de construção em recuperação e em crescimento senta as bases para a demanda por equipamento pesado. Segundo dados da Oxford Economics, a produção bruta de máquinas para a mineração e a construção diminuiu consideravelmente em 2015 e 2016, mas começou a se recuperar a partir de 2017. Em 2019, espera-se que o mercado se mantenha estável ou caia levemente, embora a produção no Brasil, o maior mercado, tenha mostrado um crescimento de cerca de 10%. Segundo os prognósticos para o Brasil, Argentina, Uruguai, México, Venezuela, Chile, Peru, Colômbia e Equador, espera-se um crescimento de entre 2% e 4% anuais até 2024, com uma lenta recuperação aos níveis anteriores à queda. 

Assim, a América Latina continua oferecendo oportunidades significativas. O mercado latino-americano de infraestrutura continua se recuperando e crescendo. Desde o ponto de vista do maquinário, sem considerar alguns valores atípicos, o crescimento anual da região pode-se estimar entre 3% e 5% anuais para o período de 2020 a 2023. 

CONEXPO Latin America 

A região demonstrou ser um campo atrativo para as empresas que planejam expandir e consolidar operações e alcance no mercado, e por isso manter presença constante e comprometida aqui se torna um fator crucial. 

CONEXPO Latin America Outlook - AmericaLatinaValordelaindustriadelaconstruccion-spa

Neste sentido, a Associação de Fabricantes de Equipamentos dos EUA (AEM) volta a realizar em Santiago do Chile uma nova edição da CONEXPO Latin America, segunda edição a ser realizada entre os dias 2 e 5 de outubro, co-localizada com dois importantes eventos nacionais: Edifica, da Câmara Chilena da Construção, e Expo Hormigón, do Instituto do Cimento e do Concreto do Chile. 

Com toda a experiência e respaldo da AEM, organizadores da CONEXPO-COM/AGG, a CONEXPO Latin America busca ser a feira principal para empresários, profissionais e todos os que estejam vinculados com o mundo da construção. Segundo a empresa, “este espaço proporciona a plataforma perfeita para que os profissionais do setor possam ver os mais recentes equipamentos, inovações e tecnologias, e estabelecer conexões com os profissionais e empresas líderes da indústria”. 

Ahern 

ahern Snorkel A62JRT (10)

Localizada no estande AD-850, a Ahern Chile reservou um espaço de 120 m2, onde exporá um elevador de tesoura elétrico Snorkel S3219E, além da plataforma de tesoura de terreno irregular Snorkel S3970RT, a tesoura de nível de velocidade Snorkel SL30SL e a plataforma de lança articulada Snorkel A62JRT, além de outras máquinas de sua linha.

Construída para dar conta dos trabalhos mais difíceis, a plataforma de tesoura elétrica compacta Snorkel S3219E tem altura máxima de trabalho de até 7,79 metros, com chassi de 0,81m de diâmetro, e pode levantar até 250 kg. Por sua vez, a Snorkel S3970RT, com motor a diesel, é a maior unidade da família de plataformas tesoura compactas para terreno irregular, ideal para trabalhar em canteiros e minas confinados.

“Centrada na venda e no suporte de equipamentos de construção de alta qualidade, a Ahern Chile se orgulha de ser o provedor oficial de plataformas de trabalho aéreo Snorkel e manipuladores telescópicos Xtreme Manufacturing para a América Latina”, afirmou a companhia. 

Astec 

A Astec participará no estande B4406 da Astec Industries junto com outros membros da família de empresas Astec Industries, a mostrará modelos em escala da usina de asfalto altamente portátil Voyager 120, a planta de lotes BG 1800 e um secador/misturador de tambor de duplo barril. 

Também fará uma demonstração de realidade virtual que permite aos visitantes percorrer uma usina de asfalto Astec em simulação. 

Ayerbe 

A fabricante espanhola de motores Ayerbe Industrial apresentará em seu estande B4605 geradores com isolamento sonoro de 1500 rpm, geradores de 3000 rpm de diesel e gasolina, e também moto-soldas. 

Ayerbe Sima 2.017

A empresa, que atualmente exporta para 42 países, também fabrica torres de iluminação e hidro-lavadoras de alta pressão térmicas. 

Entre os executivos que estarão na feira, estão Adrián Martínez de Albornoz e Luiz Martínez de Albornoz. 

Bauer 

Outra empresa importante presente ao evento será a Bauer. Especialista em equipamentos de fundações, e com ampla trajetória na América Latina, a empresa estará no estande B4514, onde se poderá encontrar o seu diretor de vendas, o executivo Stefano Fagioli. 

Bergkamp 

A empresa terá em seu estande número AD972 a pavimentadora montada sobre caminhão M310E. “Estamos planejando ter um vídeo de todos os nossos equipamentos de pavimentação e reparação, gráficos de todos os equipamentos e um mapa de todos os territórios de nossos distribuidores na América Latina”, diz Crystal Lance, do marketing da empresa. 

A Bergkamp também contará com um grande contingente de empregados, que estarão disponíveis para conversar sobre os produtos e soluções da empresa. Entre eles, encontram-se Scott Bergkamp, presidente e CEO da companhia, Bill Cooper, diretor de comunicações, Rex Eberly, diretor de soluções técnicas, Ron Arredondo, desenvolvimento de negócios na América Latina, Guillermo Martínez, gerente de território da América Latina. Jimmy Kendrick, diretor de vendas, Tyler Kee, gerente de território para asfalto, e David Marez, representante técnico de soluções. 

Bluemaq 

No estande B4812, a Blumaq chega à feira com as peças de reposição mais significativas que em geral comercializa com sua marca, como alternativa às principais peças de marca OEM do mercado, entre as quais se encontram bombas hidráulicas, filtros, material de desgaste, peças elétricas para maquinário de obra pública e movimentação de terra, produtos para manutenção de maquinário, elementos rodantes, rolamentos, componentes de refrigeração e uma ampla gama de produtos da marca. 

“Fornecemos para os setores de maquinário pesado, industrial, aplicações marítimas e caminhões rodoviários, a partir de nosso estoque, com um serviço à medida das exigências de nossos clientes em todo o mundo”, explica a companhia. Participarão do encontro o gerente e diretor da empresa, Vicente Ballester, assim como o branch manager no Chile, Daniel León. 

Chemgrout 

A norte-americana Chemgrout estará no estande B4122, apresentando seu mais de meio século de experiência na fabricação de equipamentos de injeção, destacando-se entre seus projetos os misturadores coloidais e de palheta, assimcomo uma variedade de bombas, que incluem pistão, êmbolo e cavidade progressiva. 

Entre os modelos mencionados pela empresa está a sua série CG550, que segundo a Chemgrout combina fácil operação e pouca manutenção, entregando um excelente desempenho. 

Cukurova Makina 

Cukurova1

Com mais de 50 anos no mercado da Turquia, e com exportações para mais de 45 países, a Cukurova Makina virá à CONEXPO Latin America. A empresa, fabricante de carregadeiras sobre rodas e esteira, escavadeiras, plataformas tesoura, chassis multipropósito e equipamentos blindados, entre outras coisas, destacará em seu estande AD852 a sua retroescavadeira 880, máquina desenhada para ter uma distribuição ótima do peso, que proporciona uma direção segura e estável em vias, e uma plataforma de escavação sólida. 

O gerente geral da empresa, Mustafa Yapici, o gerente de exportações, Sabit Batmaz, e o gerente de vendas, Veli Karakus, são alguns dos executivos que estarão presentes ao evento. 

Doosan Bobcat 

A empresa terá em seu estande AD958 uma ampla variedade de equipamentos entre os quais se destacam uma escavadeira sobre esteiras, uma sobre rodas e uma carregadeira frontal da Doosan Heavy. Enquanto a Bobcat exibirá uma minicarregadeira sobre esteiras (primeira vez no Chile), várias minicarregadeiras rodas, várias miniescavadeiras, um manipulador telescópico, uma retroescavadeira, um veículo utilitário e uma importante variedade de implementos. 

bobcat

“Nossa vitrine será considerável, com uma importante variedade de equipamentos, destacando nossos produtos. No caso da Bobcat, como é característico, exibiremos uma ampla variedade de implementos que estarão acompanhando nossos equipamentos; isto para diferentes mercados e aplicações”, comentou Hugo Pérez, gerente de distrito Bobcat LA South.

Junto a ele, estarão também no estande Bongkyung Kim, diretor geral para a América Latina, Óscar Fernández, diretor comercial para a América Latina, Felipe Dedebout, diretor de pós-venda para a América Latina, Juan Bendana, gerente de desenvolvimento de distribuidores, e Felipe Velez, gerente de produto para BHL/TLS. Além disso, da parte da Doosan Bobcat Chile, estarão seu gerente geral Alejandro Miranda e o gerente comercial Carlos Concha. 

EDGE Innovate 

EDGE TS_Series

Embora não vá apresentar equipamentos na feira, a EDGE Innovate terá em seu estande B4521 material sobre os produtos para poder compartilhar com o público da CONEXPO Latin America. Além disso, a marca estará representada por seus sócios regionais, a SKC Maquinarias. 

A empresa projeta, fabrica e comercializa tecnologias de manipulação e reciclagem de materiais. “Nossa linha de transportadores portáteis, alimentadores, britadores de resíduos, telas de trommel, para-brisas e estações de classificação permitem a nossos clientes triturar, peneirar, separar e armazenar uma grande quantidade de materiais”, afirma Adrian Donnelly, editor de marketing e técnico. 

O representante da EDGE Innovate no encontro será Philip Moore. 

Cobra 290R. Ireland. Land reclamation  (12)

Cobra 290R, da EvoQuip.

EvoQuip

A EvoQuip, fabricante de produtos pata operações de britagem e peneiramento, estará na CONEXPO Latin America com seus distribuidores, entre os dias 2 e 5 de outubro, no estande B4106, em Santiago do Chile.

“América do Sul é um mercado de forte desenvolvimento para nós, e estamos aumentando nossa presença constantemente, com nossas equipes trabalhando em várias zonas da região”, disse Barry O´Hare, diretor de vendas internacionais da EvoQuip. Com relação ao evento, ele afirmou que “a CONEXPO Latin America é uma oportunidade ideal para consolidar nossas relações com os clientes e também conhecer novas empresas, particularmente no Chile, Peru, Colômbia, Bolívia e Uruguai. Nossos especialistas que falam espanhol esperam conhecer distribuidores e clientes e analisar suas necessidades de britagem e peneiramento em forma compacta”.

A EvoQuip oferece uma carteira de produtos para satisfazer as necessidades de seus clientes. Um destes produtos é particularmente adequado para a América do Sul, o Cobra 290R. Pronto para britar em minutos, o equipamento tem nível de operação e acesso aos comandos sem necessidade de subir em degraus, escadas ou plataformas. Os comandos são sequenciados de forma lógica para facilitar a operação. O britador é compacto, e pode ser usado em aplicações variadas, como concreto armado, asfalto reciclado, construção e resíduos de demolição, carvão e rocha natural. 

Imder 

A Associação de Distribuidores e Fabricantes de Equipamentos de Construção da Turquia (IMDER) foi estabelecida em 2002 com nove empresas do setor, e desde então se tornou um importante representante da indústria turca de equipamentos de construção, com taxa de representação de mais de 95%. 

A IMDER participará no estande B4125, por acreditar que a CONEXPO Latin America é a grande plataforma para apresentação do setor turco de máquinas, que é o sétimo mercado maior mercado de equipamentos da Europa e o 11º maior mercado de máquinas do mundo. A feira será o ponto a partir do qual as empresas turcas explorarão o mercado do Chile e poderão também conhecer potenciais parceiros interessados em máquinas turcas na América do Sul.

Indumix 

“Este ano vamos estar com um estande interno (B4621), mas acima de tudo felizes de estar já instalados fisicamente no Chile, com uma planta industrial”, destacou Noelia Gómez, responsável pela gestão de vendas da fabricante argentina Indumix. “Como sabem, temos um sócio no país e estamos montando e fazendo chegar nossos produtos ao mercado chileno, do qual tivemos uma excelente resposta”, disse ela. 

A empresa está preparando um lançamento na Argentina, que é uma betoneira de 11 metros cúbicos. Além disso, “estamos realizando uma mudança na configuração de nossas centrais de concreto e em nossa fábrica de Montecristo, Córdoba, onde começamos os trabalhos para agregar um galpão a mais aos já existentes, tudo para ampliarmos e aumentarmos nossa capacidade de produção”, diz Gómez. 

Entre os executivos da Indumix que estarão na CONEXPO Latin America, um destaque é para o sócio fundador Víctor Aldo Rozze, que estará presente junto a outros diretores e gerentes da companhia. 

Kubota Engines 

A Kubota Engines mais uma vez marcará presença na CONEXPO Latin America. A empresa conta com uma ampla rede de distribuidores regionais e quer aproveitar a ocasião para expor equipamentos disponíveis na região, tanto no que diz respeito a motores como também a geradores. 

Kubota

A empresa terá em seu estande B4509 quatro motores diesel: modelos Z602, V1505T, V2403T, V3800T e o gerador J315. 

O presidente e o vice-presidente da empresa estarão no Chile. 

LEIS Maquinaria 

A chilena LEIS Maquinaria (AD882) apresentará sua divisão de equipamentos maiores em plenitude, com mostra de seus produtos mais exitosos e inovadores para a construção em concreto, tais como a central dosadora móvel modelo Five Tech Dry 100, da CIFA by Euromec Itália, a central volumétrica/dosadora para uso em caminhões modelo Seventy, da Blend Italia, bombas de concreto modelo B70, da norte-americana REED, braços hidráulicos de lançamento de concreto PB28H 3R, da chinesa Truemax, uma niveladora a laser de concreto modelo Screedsaver Max, da Ligchine, e a extrusora de perfis de barreiras e parapeitos GOMACO GT3600, além de toda a linha da Husqvarna Construction Equipment, que tem ferramentas de corte e perfuração de concreto, politrizes e aspiradores industriais, equipamentos de demolição e compactação. 

leis maquinas 1

Presentes ao evento com a equipe da LEIS Maquinarias, estarão o gerente geral da companhia, Matías Larraín, e seu gerente comercial, Cristián Fuentes. Além disso, no estande estarão alguns dos executivos das marcas representadas, como Francisco Ortega da Gomaco Corporation, Fabio Laspina da CIFA by Euromecc, Andrew Brewer da Ligchine International e Paolo Biglieri, da Blend Italia. 

Link-Belt 

A Link-Belt Cranes estará no pavilhão da América do Norte, no estande B4222. 

“Como sempre, a Link-Belt destacará sua linha completa de produtos para a América Latina, incluídos aí os guindastes para terreno irregular 100 RT e 120 RT, recentemente lançados, os todo terreno 175 AT, os guindastes telescópicos sobre esteiras TCC-1200 e TCC-2500 e o guindaste sobre esteiras treliçado 348 Série 2”, afirma Casey Smith.

Linkbelt

Os dois guindastes mais recentes da Link-Belt, o 100 RT e o 120 RT, oferecem capacidades de 90 toneladas métricas e 110 toneladas métricas respectivamente. O 100 RT vem com lança de potência completa de cinco seções de 12,3 a 47,2 metros, enquanto o 120 RT tem uma lança de passador e engancho de seis seções de 11,6 a 50 metros. 

“Em geral, a Link-Belt continua a estratégia de incluir características que simplificam a operação e a manutenção de um guindaste Link-Belt, seja dentro da cabine ou no solo em preparação para o transporte. A Link-Belt mantém equipamentos de série, como luzes, câmeras, acessos superiores e sistemas de alarme audíveis para oferecer tranquilidade a todos os que se encontram perto de um guindaste”, afirma Smith. 

Entre os executivos que estarão presentes no Chile estão Roy Burguer, gerente de vendas internacionais, Antonio Sterner, gerente distrital da América Latina, e Jorge Vial, vice-presidente da Vial Equipment. 

McLanahan 

A McLanahan estará no estande B4421, onde os visitantes poderão conhecer mais sobre sua linha completa de equipamentos, que inclui desde a britagem e o peneiramento até a lavagem de agregados, classificação e gestão de rejeitos.

Experiente com equipamentos de lavagem modular desde a década de 1960, a McLanahan Corporation reviu seus próprios projetos em campo, e criou uma linha padronizada em contêineres, fácil de instalar e rápida de configurar. Atualmente disponível em três tamanhos, a UltraWASH pode produzir até três produtos agregados e dois produtos de areia. Conta com um único ponto de alimentação de água de processo, assim como um único ponto de descarga de efluentes. 

“O pessoal da McLanahan estará no estande para discutir como estas soluções podem ajudar os produtores a ser mais eficientes, mais produtivos e rentáveis”, afirma a empresa. 

Progress Group 

A empresa terá em seu estande material informativo sobre suas quatro divisões: EBAWE, PMA, Echo e Tecnocom, todas elas especializadas em diferentes áreas do concreto pré-fabricado. 

A EBAWE produz um sistema de circulação, a PMA se especializa em reforço, a Echo se centra no núcleo das peças e a Tecnocom é a divisão de moldes. 

Pro-Tec 

Pro-Tec

A Pro-Tec Equipment terá em exposição sue sistema de alumínio modular, que apresenta o sistema de guia de lâminas, e seus escoramentos quádruplos (são separadores ajustáveis que vão de 3 a 8 polegadas de largura), junto a suas bordas hidráulicas. “Além disso, teremos nossa tabela de modelos que mostra nosso sistema de escoramento deslizante”, adianta a companhia. 

No estande B4614 estarão o gerente para América Latina, Ron Rhoads, o gerente geral Joe Cook, um dos vendedores bilíngues da empresa, Steven Havlik, e o gerente de marketing e venta de distribuidores Tommy Marciniak. 

Stanley Black & Decker 

A companhia comparecerá com sua marca DEWALT, linha de ferramentas industriais que de acordo com a empresa se adapta ao tipo de público que estará na feira. 

Dentre o mix de produtos que a empresa terá na CONEXPO Latin America, encontra-se a sua linha Flexvolt, produtos sem fio de 60 V, e que segundo a marca “oferecem a maior tecnologia e potência que há no mercado atualmente em modelos sem fio”. Além disso, haverá ferramentas para madeira, concreto, metalmecânica, armazenamento e uma linha de equipamentos laser. 

“Levaremos todo o mix e faremos demonstrações e demos de produtos para que o público possa conhecer produtos novos”, afirma Christian Cataldo, da empresa. 

Entre os executivos que a DEWALT levará para o estande estarão Paul Md Donell, gerente da marca de ferramentas elétricas, Pablo Alfonso, gerente de venda industrial da Stanley Black&Decker, Tatiana Cataldo, gerente de marca de acessórios, e Andrés Cerda, gerente de marketing da Stanley Black&Decker. 

SUCO 

No estande B4232 estará a alemã SUCO, empresa especialista em controle de precisão e tecnologias de transmissão. 

Na parte de controles de precisão, a empresa destaca os pressostatos à prova de explosão, em acordo com as novas diretrizes ATEX, e os pressostatos e transmissores eletrônicos. A linha de produtos da companhia também inclui os novos pressostatos mecânicos PLUS com hex 24 e numerosas funções adicionais eletrônicas inteligentes. 

A linha de produtos relacionada à tecnologia de transmissão inclui embreagens e freios centrífugos, embreagens e freios eletromagnéticos e a combinação com outros elementos relacionados com a tecnologia de transmissão para formar sistemas completos. 

Entre os executivos da SUCO no evento estarão seu gerente de vendas internacionais, Alexander Weiss, e o gerente de vendas de válvulas e instrumentação Miguel Teuber, da MX Chile. 

Superior Industries 

A fabricante de sistemas de processamento e manipulação de materiais a granel prevê apresentar suas últimas soluções de processamento e manipulação de agregados para a construção na CONEXPO Latin America. Vale lembrar que a companhia recentemente adquiriu a brasileira Parcan Group, fabricante de tambores e rolos de transportadores, incorporando assim três novas unidades de fabricação na América do Sul. 

Superior

“Quem visitar o estande B4432 encontrará empregados da Superior e poderá se informar sobre os equipamentos de britagem, peneiramento, lavagem e transporte. Além disso, os visitantes poderão analisar as opções de estações de roletes transportadores, polias, raspadores de banda e acessórios, além de peças de reposição dos equipamentos de toda a linha da empresa. Os distribuidores de peças ou agentes de bens de capital também são bem-vindos a explorar novos territórios na rede de revendedores do fabricante”, afirmou a empresa.

Tesab 

Com mais de 25 anos de experiência na indústria, a Tesab Engineering é reconhecida como especialista em britagem de agregados. A companhia diz oferecer serviços flexíveis e personalizados em lugar de simplesmente produzir máquinas em série. 

Tesab Spread 2

Amplamente conhecida por sua linha de britadores de serviço pesado, construídos para durar, a Tesab complementa sua linha de britadores com peneiras e sistemas de manipulação de granéis Trackstrack, a fim de proporcionar aos clientes uma solução completa para qualquer trabalho.

Para conhecer mais sobre esta empresa irlandesa, visite o estande B4107. 

Weckenmann 

A alemã Weckenman, fabricante de sistemas de produção de elementos pré-fabricados de concreto, também estará presente na CONEXPO Latin America. 

Alesandra Rico, diretora de vendas para América Central e América Latina da Weckenmann estará presente no estande B4136. 

Worldmaq 

A empresa terá em exibição no estande AD870 sua linha completa em que se destacam seus equipamentos de compactação de solos Weber, placas reversíveis, vibroaspiradores e rolos. Além disso, também apresentará sua linha de produtos para concreto: alisadoras simples e duplas, réguas vibratórias, vibradores convencionais e alta frequência, ferramentas de acabamento, cortadoras de pavimentos, cortadoras a fresco, betoneiras manuais e compactas, espargidores de membrana etc. 

Otras marcas representadas pela empresa são a Senci (geradores), Trime (torres de iluminação), Fypumps (bombas), Master Climate Solution (calefação), entre várias outras. 

Entre os executivos presentes na feira estarão na feira o gerente geral Jan Garcia, e parte da equipe de vendas, composta por Priscilla Olivares, Ricardo Lagunas, Luis Sobarzo, Mario Quilodrán e Emilio Diaz. Também estará lá Carlos Hexsel, representando a Weber.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL