Guia CONEXPO

22 February 2017

Liebherr at the 2014 ConExpo show in Las Vegas, USA

Liebherr at the 2014 ConExpo show in Las Vegas, USA

Não há prazo que não se cumpra. Chegará o dia em que a CONEXPO CON/AGG celebrará uma nova edição no Centro de Convenções de Las Vegas, Estados Unidos. Entre 7 e 11 de março, mais de 2,5 mil expositores estarão presentes em mais de 232 mil m2 de espaço, apresentando centenas de novas máquinas, produtos e serviços.

Serão exibidos elementos tradicionais e de longa data conjuntamente a novidades em asfalto, agregados, concreto, movimentação de terra, elevação, mineração e serviços de utilidade pública. Além disso, este ano a ConExpo vai ter mais de 7 mil m2 para um novo setor chamado de Tech Experience, que vai oferecer uma oportunidade para que os profissionais da construção conheçam em primeira mão a forma como sua indústria verá o futuro. Desde estradas alimentadas por energia solar até os drones e robôs, o espaço vai mostrar as últimas tecnologias utilizadas em projetos de construção hoje em dia, além de se centrar em protótipos tecnológicos e possibilidades para o futuro.

Esta reportagem é um breve adianto com alguns dos milhares de novidades que você encontrará na CONEXPO CON/AGG 2017.

EQUIPAMENTOS PESADOS

Com 40 máquinas em exibição, em duas áreas de mostra diferentes que superam os 18 mil m2, a Caterpillar é uma das presenças mais relevantes do show. Serão oito os equipamento CAT que terão seu debut mundial no evento, e além disso mais uma meia dúzia de recém lançadas novidades estarão lá em exposição pela primeira vez numa feira de máquinas. As máquinas mais recentes a ser apresentadas pela CAT incluem novas escavadeiras, carregadeiras de rodas, um trator de esteira, um caminhão articulado, um manipulado telescópico e fresadoras. A Caterpillar também apresentará novas tecnologias de controle remoto e de conectividade na feira.

A zona do hall norte, estande N10924, se focará na escavação, classificação, pavimentação, além de mineração e manejo de agregados. Enquanto isso, sua exposição no Gold Lot, estande G4490, contará com máquinas compactas para a construção de edifícios.

Outro gigante do maquinário norte-americano é a John Deere. Em um espaço de mais de 3,5 mil m2, a companhia destacará uma linha de mais de 38 máquinas e 11 simuladores, e terá a presença de mais de 280 especialistas para falar sobre as últimas tecnologias da marca. A companhia, localizada no estande N12525, vai expor não só uma diversidade de equipamentos, mas também sua divisão Power Systems. A empresa já anunciou que terá ali seus motores Stage V.

A inglesa JCB, localizada na área Gold, estande G3364, vai exibir também uma ampla variedade de equipamentos e produtos para a construção, incluindo a estreia para o mercado norte-americano do JCB Hydradig 11W, uma nova ferramenta que, segundo a marca, revolucionará o mercado ao oferecer sem paralelos maiores visibilidade, estabilidade, manobrabilidade, mobilidade e qualidade de serviço.      

Por sua vez, a Volvo afirmou que vai expandir os limites em seus estandes G3894 e N10036. A empresa de origem sueca terá 28 máquinas em exposição durante o evento, entre as quais se destacam o Volvo A60H, o maior dumper articulado do mundo; a EC750E, a maior escavadeira da Volvo na América do Norte; pás carregadeiras sobre rodas que não são conhecidas até agora; e o inovador dumper elétrico autônomo HX02, entre muitas outras novidades. Além disso, ali a empresa também vai apresentar tecnologias e serviços, como os sistemas ActiveCare Direct e Dig Assist, que oferecem ao usuário inteligência em tempo real, fácil de processar e perfeitamente aplicável à qualidade da operação.

O estande G4637 da Liebherr apresentará uma extensa seleção de sua gama de produtos para movimentação de terra, manejo de materiais e construção. Em uma área com mais de 4,6 mil m2, a alemã vai trazer mais de 25 máquinas, incluindo escavadeiras hidráulicas, carregadeiras de rodas, carregadeiras e tratores de esteira, equipamentos para cimentações profundas, manipuladores de materiais, guindastes de torre, guindastes móveis e sobre esteiras, assim como uma bomba de concreto.

A gigante alemã mostrará seu conceito de máquina XPower para carregadeiras de rodas com pesos operacionais de entre 17,7 e 32,6 toneladas, que segundo a empresa aumenta a eficiência de combustível e o rendimento.

Ao mesmo tempo, os sistemas de acionamento mecânico, hidráulico e elétrico da marca serão exibidos no Setor Sul, no estande S84230.

A Doosan Construction Equipment terá dois estandes na CONEXPO: G4476 e G4876, nos quais mostrará uma variedade de equipamentos de movimento de terra, incluindo escavadeiras sobre esteiras e sobre rodas, carregadeiras de rodas e caminhões articulados. Com mais de uma dezena de equipamentos em exposição, a companhia destacará acima de tudo sua oferta de seis escavadeiras (cinco sobre esteiras e uma sobre rodas) e cinco carregadeiras sobre rodas, além do caminhão articulado DA40-5.

A Case (N11825) realizará um importante lançamento de produtos pertencentes às categorias de escavação massiva, compactação e equipamentos compactos. Além disso, apresentará as carregadeiras sobre rodas Série G, as escavadeiras CX490D e CX500D, e a minicarregadeira SV340.

Com uma exposição de mais de 20 equipamentos, a gigante sul-coreana Hyundai apresentará quatro novos modelos. Em seu estande N11603, a companhia vai mostrar sua carregadeira sobre rodas HL900, escavadeiras compactas da série 9ª, seu rolo compactador tandem HR-9 e um motor Tier 4 Final, entre outras novidades. Corey Rogers, gerente de marketing da Hyundai Construction Equipment Americas, disse: “A ConExpo será uma oportunidade emocionante para que os clientes conheçam a Hyundai e a vantagem única que oferecemos a nossos clientes”.

Em seu estande G3890, a chinesa SDLG apresentará, entre outros equipamentos, uma nova carregadeira sobre rodas compacta, a L918F, máquina que vem a ampliar sua gama de produtos na América do Norte, onde a empresa experimentou um significativo crescimento em termos de sua rede de distribuidores. A L918F será a quinta carregadeira de rodas da SDLG a entrar no mercado da América do Norte, e contará com uma capacidade de 1 m3 montada num acoplador de tipo deslizante, o que a coloca na categoria de compactos mas com a versatilidade dos acessórios de deslizamento.

A Terramac, no estande G1716, terá entre seus equipamentos em exposição os modelos de máquinas sobre esteiras RT9, RT14 e RT14R.

Em seu estande N11541, a ARDCO apresentará sua nova geração de caminhões articulados multipropósito, equipamento que conta com uma plataforma modular traseira que permite ser personalizado para qualquer ambiente de trabalho, seja para construções urbanas, seja para projetos em ambientes mais extremos.

ELEVAÇÃO

The Manitowoc Way. Em seu estande G3348 localizado no Gold Lot, a especialista em elevação Manitowoc Cranes vai mostrar uma ampla gama de novidades nos diferentes segmentos de produtos: guindastes de torre, guindastes móveis todo terreno (AT e RT), guindastes sobre caminhão, guindastes sobre esteiras e auto montáveis, entre outros.

Entre os equipamentos que a Manitowoc já confirmou que estarão na feira, estão os modelos GMK5250L e GMK5150L da Grove. Estes dois guindastes equipados com lanças de longo alcance estarão por primeira vez numa feira norte-americana.

Entre as novidades que a Link-Belt preparou para seu estande G3864, está o lançamento do novo 228 HSL de 130 toneladas (117,2 toneladas métricas). Segundo a marca, o modelo se construiu com braço treliçado HYLABs, da Link-Belt, e oferecerá distâncias máximas de lança com dois estilos diferentes: braço tubular, até 71,6 metros e braço angular de até 47,2 metros. Além disso, a companhia afirma que o 228 dá um passo adiante no que se refere à versatilidade de transporte e montagem.

NO seu estande G4137, a japonesa Tadano incluirá entre seus produtos em exibição duas novidades: o novo GR1200XL e o atualizado ATF 110G-5. Note-se que o GR1200XL é o maior guindaste de terrenos difíceis com dois eixos e conta com lança de seis seções de 56 metros, e está complementada com lança secundária de entre 10,1 m e 17,7 m. A Tadano continua expandindo a linha GR para terrenos difíceis, que agora inclui sete modelos de 15 a 160 toneladas.

A espanhola Linden Comansa participará no estande G2789, e entre suas amostras destaca-se a presença do guindaste basculante LCL310, o primeiro do tipo que o grupo expõe na América. Além disso, a firma também promoverá dois outros modelos e desenvolvimentos recém lançados.

A Elliot Equipment Company, com estande na área Gold, número G3757, lançará no evento seu novo caminhão guindaste 36142, que segundo a empresa tem o braço mais longo da classe. Com braço principal de 5 seções e 43,2 metros, e um braço opcional de duas seções de 9,7 metros e 14,9 metros, este modelo oferece uma altura de ponta de 61,2 metros.

Em sua exibição no G4017, a Maeda lançará seu novo guindaste CC1485, que vem a substituir o LC785, e que estará disponível ao mercado norte-americano ao longo deste ano. Entre as características do novo equipamento, a empresa destaca sua lança telescópica de trabalhos pesados, com capacidade de 6,6 toneladas, altura de gancho de até 22 metros e um raio de giro mínimo.

A fabricante de equipamentos de acesso e manipulação norte-americana JLG vai expor no G3946 da área Gold, e terá nove equipamentos. Embora a empresa não tenha revelado maiores detalhes sobre estas novas máquinas, avisou que elas estarão entre as plataformas de lança, tesouras e manipuladores telescópicos. A empresa mostrará alguns de seus best sellers, como a 400S e o SkyTrak 10054.

Já a Snorkel terá em exibição 20 produtos. Entre suas plataformas de trabalho aéreo, a companhia anunciou uma versão de 4,8 metros de sua TM12E. A TM16E é uma versão eletro-drive e será lançada oficialmente na The Rental Show 2017. A companhia está localizada num estande de quase 4,4 mil m2, G3516, junto a sua empresa irmã, Xtreme Manufacturing.

Entre seus equipamentos levados ao estande G4452, a canadense Skyjack exporá sua mais recente lança articulada, a SJ85 AJ, equipamento que conta com altura de plataforma de 25,9 metros e de trabalho de 27,7 metros, e alcance horizontal de até 17 metros. A nova plataforma estará disponível para o mercado norte-americano a partir do segundo trimestre. Também estará em exibição a máquina que a marca apresentou na última World of Concrete, o novo manipulador telescópico SJ1256.

A Haulotte aproveitará a ocasião da ConExpo para exibir oito de seus produtos, entre os quais se destaca sua plataforma telescópica todo terreno HT85 RTJ, que estreou, com outra nomenclatura, na Bauma China no final do ano passado. Também estarão no estande G3155 o mastro vertical STAR 13, as lanças articuladas HA46 RTJ e HA61 RTJ, a lança telescópica todo terreno HT67 RTJ, o braço sobre trailer 6543 A, e as tesouras Optimum 1931 AC e Compact 2632 E.

A também francesa Manitou (G4165) anunciou que vai apresentar um total de 24 modelos novos na feira. Suas marcas Gehl e Mustang apresentarão principalmente skid steers, carregadeiras sobre rodas, carregadeiras sobre esteira e escavadeiras, enquanto a Manitou introduzirá ao menos cinco novos modelos de manipuladores telescópicos rotativos heavy duty e para construção.  

A Fassi Gru estará presente, acompanhada de seu distribuidor americano, Fascan International Inc. no Gold Lot, G3722. Na feira, apresentarão vários modelos, tanto na gama compacta (M40.1.14, F85B.2.25 e F120A.0.23), média (F365A.2.25L322), e três modelos da gama de alto rendimento: F385A.2.24L323, F545RA.2.26L426, e F2150RAL.2.28L816L.

CONCRETO

A Schwing-Stetter, que recentemente estreou sua nova bomba lança S 38 SX na World of Concrete, confirmou sua participação na ConExpo, onde vai estar localizada no estande B7517. De acordo com a companhia, a lança estende ao máximo cada uma de suas seções, o que permite obter um alcance máximo de 32,3 metros na horizontal e 37,3 na vertical. A lança tem todas as suas articulações no lado de serviço, o que facilita para a mangueira entrar mais profundamente nos espaços onde vai disparar o concreto. O equipamento vem de fábrica com o sistema de controle remoto VECTOR Controls, que permite comandar a bomba ou se comunicar com o operador a dezenas de metros da estação principal de controle.

A CIFA, que é parte da exibição da Zoomlion, no estande G2793, continua sua estratégia enfatizando a diversificação de suas três linhas de bombas de concreto: Carbotech, Steeltech e Classic, três configurações para satisfazer as diferentes necessidades de seus clientes. A gama Classic, que é a que se distribui na América Latina, será testemunha do lançamento da K36C, bomba de 36 metros de comprimento, com cinco seções e um sistema de recolhimento em Z, e uma unidade de circuito de bombeamento aberto com uma capacidade máxima de 120 m3/h, e uma pressão máxima de concreto de 70 bar. Segundo a CIFA, é um equipamento desenhado para ser confiável e simples, mas sem sacrificar características relevantes.

A italiana Carmix apresentará na ConExpo, no estande B7426 seu modelo 3500 TC, máquins que esteve presente na Bauma em Munique no ano passado. Para a Carmix, a feira de Las Vegas é um evento essencial para continuar seu caminho de desenvolvimento nos mercados latino-americanos. A Metalgalante também está consolidando seu próprio mercado na América Central, graças a um acordo com a Caterpillar, e este ano tem a intenção de desenvolver seu crescente interesse no mercado norte-americano.

CONSTRUÇÃO RODOVIÁRIA

Na esteira do bem-sucedido lançamento de sua pavimentadora GP3 no ano passado, a GOMACO (C30380) agora apresentará a GP4, máquina com a capacidade de pavimentar uma largura de até 12,2 metros. A GP4 tem um bastidor de roletes telescópicos com cilindros inteligentes, e o alargamento do marco telescópico tem uma referência de largura automática para uma configuração de direção fácil e precisa. Esta será uma das 14 máquinas que a companhia terá disponível no evento, que estarão repletas de novidades tecnológicas da empresa, como o já famoso sistema de controle G+, que monitora constantemente a localização e posição da pista, garantindo a precisão e eficiência da pavimentação.

O Grupo alemão Wirtgen está preparando uma intensa exibição de 3,7 mil m2 de todas as suas marcas, com mais de 40 máquinas. No estande C31239, a Wirtgen apresentará duas novas fresadoras a frio, W250i e W 220i, de alto rendimento para a recuperação eficaz e econômica de estradas, além da W 150 CFi e a W 120 CFi, dois modelos da nova geração de fresadoras compactas. Sua marca Vögele apresentará entre suas máquinas a SUPER 700-3i, além das novas vibroacabadoras SUPER 2000-3i e SUPER 2003-3i, máquinas ideais para a construção de autoestradas e para aplicações industriais em grandes superfícies. A marca Hamm marcará tendências no que se refere à compactação, com o lançamento de uma série de rolos tandem DV+. Para a ConExpo, a empresa vai introduzir seu modelo DV+ 70i, com peso de 7,7 toneladas (7t métricas).

Como parte do grupo de empresas Fayat, a Bomag exibirá os últimos equipamentos de sua compactação leve e pesada, pavimentação asfáltica e linhas de recuperação de asfalto. Em seu estande C30610, a companhia terá em exibição equipamentos leves como a nova placa vibratória BVP 10/30 (a compactadora mais leve da classe), e para as empreiteiras de pavimentação e reabilitação de estradas, a nova recicladora/estabilizadora RS 500 e a BM 1200/75.

Embora a participação da Dynapac, marca que recentemente a Atlas Copco concordou vender ao grupo Fayat, não esteja 100% confirmada, se prevê que a companhia apresentará na feira, entre outros produtos, os novos rolos compactadores CC1100 e CC 1200.

Já a marca suíça Ammann, estande S5464, apresentará uma ampla gama de produtos, incluindo máquinas de compactação leve, rolos pesados e usinas de asfalto. Um dos pontos interessantes que o público poderá ver é a montagem da usina Ammann ABA UniBatch. Isto lhes permitirá uma observação aproximada de uma usina de asfalto avançada e eficiente em combustível. Ela utiliza altas porcentagens de asfalto reciclado RAP e inclui um sistema de redução de ruído, um sistema de extração de fumaça, um software de economia de energia que reduz ainda mais as emissões e o revestimento total que reduz a poeira e proporciona um atrativo estético.

PROCESSAMENTO DE MATERIAIS/ BRITAGEM E PENEIRAMENTO

A Terex MPS estará localizada no Gold Lot, estande G3382, e espera o público com interessantes novidades. “Temos uma boa história para contar sobre nossos produtos, inovações e tecnologias, assim como o relançamento da nossa marca Simplicity, com seu novo dinamismo”, diz David Quail, diretor regional da Terex MPS para a América.

Além disso, como grande novidade na ConExpo 2017, a Terex MPS mostrará sua planta móvel CRC1150S, de grande capacidade e equipada com os sistemas TC1150 300 HP e TVS6203 6’ x 20’3.

Como parte do estande da Terex, a Powerscreen terá ao menos três equipamentos em exibição: o britador de mandíbulas Premiertrak 600 e as peneiras Warrior 600 e Warrior 2400.

Enquanto isso, a Terex Finlay apresentará sua principal novidade, o britador de impacto horizontal de transmissão direta I-140, que segundo a empresa, graças a um diâmetro de 1270mm x 1240 mm e velocidade variável, oferece aos operadores níveis de produção sem precedentes em aplicações de reciclagem como também em pedreiras e mineração.

Como parte do grupo Wirtgen C31239, a Kleemann apresentará na feira seu britador de cone Mobicone MCO 11, equipamento que de acordo com a marca especializada pode processar até 470 toneladas por hora e que conta com baixo consumo de combustível, devido a seu acionamento diesel-elétrico, que pode ser operado com uma fonte de alimentação externa.

Por sua vez, a Superior Industries preparou uma grande exposição que compreenderá novos produtos para o processamento e manipulação de materiais. Num grande espaço no Hall Central, C31955, a companhia norte-americana terá em exibição equipamentos de britagem e peneiramento, lavagem e classificação, transporte e componentes, um novo serviço de gestão da construção, assim como serviços de pós-venda.

A McCloskey International (S5014) estreará na feira seu empilhador telescópico de 36 "x 100", o SDX100 VBIN. O equipamento é o primeiro empilhador telescópico autopropelido na América do Norte, com motor diesel embarcado. Disponível com rodas impulsionadas ou unidades de tração, o SDX100 VBIN é altamente móvel e facilmente transportado de um local para outro. O novo empilhador desagrega e maximiza a capacidade de empilhamento mediante um sistema de controle robusto, automatizado e altamente flexível que proporciona um controle ótimo da qualidade do material, oferecendo em algumas aplicações capacidades de mais de 750 tph.

A Sandvik Mining and Rock Technology estará na área Silver no estande S5128, apresentando novidades nas partes de ferramentas de mineração, valetamento e planejamento.

Terão um lugar especial os britadores CS550 (cone), QJ341+ (mandíbula), e UI310+ (impacto), assim como suas perfuratrizes de superfície Pantera DP1100i e a subterrânea DT912D, entre outros equipamentos.

VÁRIOS

A britânica BSP International Foundations (BSP) estará localizada no estande S5171, desde onde lançará para o mercado norte-americano sua gama de martelos hidráulicos de impacto para estaqueamento DX-RT. Os três modelos da série oferecem quedas de entre 1,5 e 3 toneladas, com energia de impacto máximo de entre 20 kNm e 30 kNm.

A Enerpac, especialista em ferramentas hidráulicas de alta pressão, apresentará seus últimos desenvolvimentos de tecnologias de elevação pesada na ConExpo. Com um estande localizado na área Gold, G1127, a companhia terá em exibição seu novo Self-Propelled Modular Transporter SPMT600, para o transporte pesado dentro de unidades industriais, além de equipamentos como o pórtico telescópico hidráulico SBL500, o novo sistema de elevação JS250, o HSL 7006 e a bomba de fluxo dividido SFP404SJ, entre outros produtos.

A Honda Engines estará localizada no estande S84834, e entre suas inovações apresentará o novo Cyclone Air Cleaner, que logo estará disponível nos motores GX160, GX200, GX270 e GX390. Também será exibido o motor GRX120, um modelo desenvolvido exclusivamente como fonte ideal de energia para os compactadores manuais e de leve peso operacional.

Já a Honda Power Equipment, no estande B7404, contará entre outros produtos com suas mais recentes novidades, o gerador da série industrial EB2800i e o da série econômica EG2800i.

A Atlas Copco anunciou o lançamento de uma gama de equipamentos de construção especificamente projetados para satisfazer as necessidades dos clientes em cinco áreas chave: segurança, performance, avanços, conectividade e ergonomia, o que está sendo chamado de S.P.A.C.E. Em seu estande C31486, a empresa exibirá sua gama de geradores QAS, projetada especificamente para as necessidades do mercado dos Estados Unidos, equipados com motores Tier 4 Final e que têm uma pegada de carbono até 25% menor do que a geração anterior. A empresa também exporá sua torre de luz HiLight E3+ e as bombas a diesel de PAS.

O Allu Group, que estará no Gold Lot, estande G379, promete aos visitantes que eles aprenderão que as pás de britagem e peneiramento da marca não só transformam material descartado em material com valor, mas também modificam a forma pela qual as empreiteiras e produtores trabalham.

Vale destacar que o Allu Group terá em seu estande, a cada 30 minutos, demonstrações de sua série D de pás de britagem em escavadeiras hidráulicas. As demonstrações servirão para provar também a versatilidade dos cubos DL para equipamentos compactos.

A DOKA North America estará mostrando em seu estande G1622 “mais do que só escoramentos e formas”. Com suas últimas tecnologias para molde e formato de concreto fresco, a companhia quer mostrar sua linha completa de produtos e serviços, que vão desde a engenharia, apoio de campo, pré-montagem, até a gestão de projetos. Além disso, mostrará avanços como os sensores Concremote, que permite aos mestres de obra e engenheiros desmontar as formas. Também estará na exibição o sistema Super Climbing SCP, recentemente utilizado no edifício residencial mais alto do hemisfério ocidental, em Nova York.

O Grupo TII, um dos líderes mundiais na fabricação de veículos de transporte pesado, apresenta suas novidades de produto no G1723. A companhia promoverá vários modelos de sua gama, incluindo os equipamentos Scheuerle Highway Trailer MES, Scheuerle Highway Giant PowerBooster, Scheuerle SPMT Light e Scheuerle Kamag K 25 SP.

Tudo isso e muito mais você poderá ver na ConexpoCON/AGG 2017. Agora, aproveite o show. Nos vemos em Las Vegas.

 ALGUNS DADOS QUE PODEM SER ÚTEIS

Horário:

Da terça 7 à sexta 10 de março: de 9h às 17h.

Sábado 11 de março: de 9h às 15h.

Lugar:

Las Vegas Convention Center

3150 Paradise Rd.

Registro:

www.conexpoconagg.com/visit/register

KHL Group sempre em campo

O KHL Group, editora da Construção Latino-Americana e de revistas líderes na cobertura da indústria da construção e seus nichos, estará também na ConExpo CON/AGG, como sempre, localizada na área aberta entre a entrada ao lobby principal do Centro de Convenções e a área Prata, no estande S5922.

A KHL é um dos principais provedores globais de informação relacionada à construção. O grupo conta com uma dezena de revistas que cobrem os mercados internacionais e regionais, inclusive com publicações em turco e um boletim editado em chinês. Por sua vez, suas revistas latino-americanas, Construção Latino-Americana e a nova publicação Concreto Latino-Americano, são publicadas tanto em português como espanhol.

A editora contará com ampla equipe de profissionais de jornalismo e comercial. Os visitantes são sempre bem-vindos.

KHL no estande: S5922. 

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL