Grupo chileno quer fundir Polpaico e BSA

05 March 2018

Negócio pode vir a criar a maior cimenteira do Chile.

bsa

O grupo de investimento chileno Hurtado Vicuña, que adquiriu a maioria das ações da cimenteira de seu país Polpaico, propôs aos acionistas uma fusão da Polpaico com a marca que já detinha no ramo cimenteiro, a Cementos Bicentenario (BSA). 

A Hurtado Vicuña ten 57,1% da propriedade da Poplaico desde quando conseguiu um acordo com a LafargeHolcim para lançar uma Oferta Pública de Ações que lhe permitiu ter maior participação que a multinacional. Agora, a LafargeHolcim tem 54,32% da Polpaico.

A proposta foi apresentada ao diretório do grupo, que aprovou por unanimidade convidar a empresa Gamma Cementos II, que é a matriz da Cementos Bicentenario, para uma exposição de detalhes dos planos de fusão. Esta apresentação deve ocorrer até o fim de março.

O problema de uma possível fusão pode estar na participação dos minoritários, que são a peruana Minera Volcán y Megeve, e a família Solari Donaggio, que detêm 20% e 6% de participação na BSA, respectivamente.

Se a fusão realmente acontecer, a empresa resultante será a maior cimenteira do Chile, ultrapassando as líderes de mercado atualmente, que são Cemento Melón e Cementos BíoBío.

Fontes do mercado afirmam, no entanto, que dificilmente tal negociação poderá acontecer sem desinvestimentos da parte da nova companhia. Comenta-se que 26 unidades de produção de concreto da BSA poderão ser vendidas à concorrência como forma de evitar a concentração do mercado.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL