Programa Avançar promete investir R$ 130 bi até o fim de 2018.

avancar

O governo federal anunciou o programa Avançar, que prevê a conclusão de 7.439 obras de pequeno e médio porte por todo o país, que deverão consumir um investimento de R$ 130,9 bilhões do orçamento da União. A promessa do governo Temer é entregar todos os projetos até o final de 2018, entre os quais há obras de postos de saúde, escolas, estradas e outras infraestruturas. A maioria ficou parada depois que a crise econômica levou à falta de recursos e pagamentos, ou porque as construtoras responsáveis quebraram. 

A região mais beneficiada pelo programa será o Nordeste, onde serão concluídas 3.186 obras. “Com o programa Avançar vamos retomar os investimentos públicos. Lamentavelmente, para sanear as contas do país e realizar as reformas necessárias para garantir o equilíbrio fiscal, tivemos que reter os gastos em algumas obras. Mas agora as estamos retomando”, afirmou o ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Moreira Franco. 

Entre os objetivos do programa, estão a recuperação de 52 mil quilômetros de estradas, manutenção de 970 novos trechos e a duplicação de 511 km de rodovias, assim como a recuperação de pistas e ampliação de estruturas em 36 aeroportos. Além disso, 11 terminais marítimos e seis fluviais passarão por intervenções; 898 km de ferrovias e a manutenção de cinco hidrovias estão previstos. Os investimentos estão previstos também para a conclusão de 800 mil moradias populares, escolas, creches, corredores de ônibus e obras de saneamento que deverão beneficiar 1,7 milhão de pessoas. 

A maioria dos economistas prevê um crescimento modesto para o Brasil este ano, com 0,7%, após a grande recessão que levou à queda de 3,8% no PIB de 2015 e novos 3,6% em 2016. O país não experimentava tamanha queda no seu produto desde a década de 30.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters