Gamesa e Siemens se fusionarão

11 February 2016

The turbine is loaded off the barge onto Goldhofer trailers

The turbine is loaded off the barge onto Goldhofer trailers

O grupo alemão de engenharia Siemens e a companhia espanhola de energia renovável Gamesa estão nas negociações finais para fundir os ativos em energia eólica.

O acordo poderia criar um gigante da indústria eólica, já que valor de mercado da joint venture é próximo de US$10 bilhões, assim, ultrapassaria a dinamarquesa Vestas para se tornar a maior produtora de equipamentos eólicos do mundo em participação de mercado, presente tanto em mercados maduros como o norte-americano e o europeu, quanto em regiões de rápido crescimento como Índia, México e Brasil.

A Siemens tem domínio no mercado de energia eólica offshore, em que as turbinas são instaladas em alto-mar, mas é relativamente fraca no mercado onshore, por isso, tem lutado para tornar lucrativa sua unidade eólica. Já a Gamesa é forte nos mercados emergentes, principalmente na América Latina, onde se expandiu quando o governo espanhol cortou subsídios a produtores de energia limpa em 2013.

Portanto, um negócio entre as duas poderia ser o último de uma série na indústria de energia eólica. No ano passado outras 4 gigantes do setor anunciaram fusões similares, a alemã do ramo de turbinas Nordex na compra da espanhola Acciona por US$785 milhões, e a GE, quando adquiriu a Alstom.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL