Fenatran marca recuperação de caminhões no Brasil

21 October 2019

Volvo fenatran2

Volvo Trucks estima ter vendido mais de R$ 1 bilhão.

A Fenatran (São Internacional de Transporte Rodoviário de Cargas) foi realizada na semana passada e conseguiu transmitir uma mensagem de otimismo ao mercado de transportes do país.

A edição de 2019 da maior feira de caminhões e outras soluções de transporte na América Latina viu um crescimento significativo na venda de caminhões para transportadoras brasileiras. Ainda que não consolidado, o número estimado de vendas revela um bom momento do setor, indicando um processo de recuperação da economia no país.

A fabricante sueca Volvo, por exemplo, afirma que suas vendas na Fenatran 2019 foram cerca do dobro do que haviam sido em 2017, quando se realizou a edição anterior. Somando-se a venda de caminhões novos, planos de manutenção e serviços financeiros, a Volvo Trucks calcula ter obtido cerca de R$ 1 bilhão na feira.

“Esperamos atingir mais um recorde de vendas, com o maior volume de negócios já alcançado pela Volvo em toda a história da Fenatran”, disse Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo na América Latina.

mercedes fenatran

O agronegócio é o maior demandante de camnhões no país.

Os demais players importantes do setor de transporte de cargas no Brasil expressaram idêntico otimismo na Fenatran. Marcas como a Volkswagen, DAF, Mercedes-Benz, Scania e Peugeot afirmam que o mercado brasileiro de caminhões deverá fechar o ano com 100 mil unidades vendidas. Até setembro, os dados já consolidados são de 72.100 novos caminhões vendidos no Brasil.

iveco fenatran

Mais de 450 marcas estiveram na Fenatran 2019.

Não por acaso, 450 marcas estiveram na Fenatran 2019. As mais destacadas multinacionais automotivas foram acompanhadas por dezenas de empresas brasileiras de implementos rodoviários. A associação dos fabricantes de implementos, a Anfir, afirmou que o volume de unidades vendidas pelo setor no ano deverá ser de 110 mil, o que se for confirmado será um aumento de 50% em relação ao ano anterior.

De acordo com a Anfir, o crescimento está baseado no agronegócio, visto que o mercado de transporte urbano ainda não reagiu.

As grandes marcas de caminhões apostaram em novidades tecnológicas de seus veículos. Destacam-se os motores a gás e eletricidade, além de direção eletrônica e a autonomia de direção em modelos protótipo, como os da Scania e da Volvo.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL