Estados Unidos y Guatemala comparten un compromiso de construir un hemisferio occidental más próspero, estable y seguro, declaró Boehler.

Assinatura do memorando de entendimento.

A Corporação Financeira dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (DFC) pretende mobilizar até US$ 1 bilhão do setor privado do país para a Guatemala, dentro de um prazo de três anos. Assim foi anunciado pelo diretor da entidade, Adam Boehler, após reunião com o presidente Alejandro Giammattei. O memorando de entendimento foi assinado na Câmara de Comércio Americana na Guatemala.

“Os Estados Unidos e a Guatemala compartilham um compromisso de construir um hemisfério ocidental mais próspero, estável e seguro”, disse Boehler. “O memorando de entendimento assinado hoje pelos dois países criará oportunidades econômicas significativas e melhorará a vida dos guatemaltecos, e por isso é um marco nos esforços de buscarmos esta visão comum”, disse. 

A DFC e a Guatemala priorizarão investimentos que:

1. Construam infraestrutura crítica, com enfoque em energia e moradias, e também saúde e educação.

2. Gerem oportunidades económicas de qualidade, em especial ao apoiar pequenas e médias empresas, além de ajudarem no empoderamento das mulheres.

3. Apoiem os esforços para frear a imigração irregular, em particular mediante a modernização de portos e aeroportos, com tecnologias inovadoras.

Conforme o memorando assinado, o governo da Guatemala identificará os possíveis projetos do setor privado que abordem estas áreas e que possam ser candidatos a um investimento via DFC. A entidade norte-americana vai apoiar estes projetos mediante o financiamento de dívidas e de capital, seguros de risco político e outros instrumentos financeiros.

O anúncio foi feito logo após a posse do presidente Giammattei, à qual compareceram Adam Boehler, o secretário de comércio Wilbur Ross e o secretário do Departamento de Segurança Interna Chad Wolff.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters