Espanhola OHL tem prejuízo no primeiro trimestre

16 May 2018

Contração verificada entre janeiro e março foi de 7,9%.

A construtora espanhola OHL apresentou resultado de vendas de 712,5 milhões de euros (cerca de US$ 844 milhões) no primeiro trimestre de 2018, número que foi 7,9% menor do que no mesmo período do ano passado. Menor atividade de sua divisão de Construção e Industrial.

O período foi de prejuízo de 144,9 milhões de euros (cerca de US$ 175 milhões), o que, segundo comunicado da companhia, se deve a três fatores principais: variações cambiais em contratos assinados anteriores à venda da OHL Concesiones que ainda não renderam caixa para a matriz, cujo impacto seria de cerca de 70 milhões de euros; a desvalorização das moedas com as quais opera o Grupo, em relação ao Euro (principalmente dólar canadense e peso mexicano); e por fim o resultado desfavorável na demanda à divisão OHL Industrial pelo projeto de hidrelétrica Xacbal Delta, cujo impacto nos resultados foi de 28,8 milhões de euros.

Sem considerar estes fatores, o prejuízo líquido atribuível seria de apenas 4,6 milhões de euros.

A empresa afirmou que a comparação das cifras consolidadas com dados do mesmo período no exercício anterior deve ser interpretada sob o novo enfoque adotado pela empresa, e que isto tornará normal observar perdas. O novo Plano de Negócios prevê desinvestimentos adicionais com ativos menores da companhia, a fim de financiar um plano de ajuste.

Nos primeiros meses deste ano, por exemplo, fechou-se a venda de 100% da operação da OHL concessiones, e com ela aprovou-se um novo plano de negócios para a matriz com data limite de 2020.

Este plano está baseado em focalização em três áreas geográficas, que são Estados Unidos, América Latina e Europa; redução no número de linhas de negócio para se concentrar em construção e promoção de concessões; redução de gastos estruturais para se adaptar a novas necessidades; redução do endividamento líquido com objetivo de zerar até o fim do ano; e reservas de valor baseadas em ativos próprios não ligados à atividade de construção e promoção de concessões.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL