Paulo Guedes confirma presença no ENIC, e ouvirá reivindicações do setor. 

Enic

As construtoras brasileiras se reunirão entre os dias 15 e 17 de maio para o Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), evento anual da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Nesta oportunidade, o ministro da Economia Paulo Guedes estará presente, e confirmou uma palestra para os empresários do setor.

Paulo Guedes concentra as expectativas de recuperação de um setor econômico que está entre os mais gravemente atingidos pela crise econômica. Hoje, a pauta do setor brasileiro de construção coloca claramente a necessidade de retomada de grandes obras públicas de infraestrutura, já que o setor imobiliário voltou a se movimentar, mas sem conseguir gerar um volume suficiente de negócios para pôr a construção novamente em crescimento.

De acordo com um estudo encomendado pela CBIC recentemente, as obras públicas paradas no Brasil somam 4.669 projetos, que estão em diferentes fases de desenvolvimento. A pesquisa afirma que R$ 65 bilhões foram investidos pelo governo nestas obras até hoje, mas que ainda faltariam cerca de R$ 70 bilhões de investimento para completá-las todas.

O potencial de geração de empregos com a retomada destas obras seria de 500 mil empregos, de acordo com a pesquisa da CBIC. Em um país com mais de 13 milhões de pessoas desempregadas e outros milhões de desalentados, reativar as obras públicas teria fundamental importância.

Não obstante, a política de Paulo Guedes até o momento vem se resumindo à defesa da reforma da Previdência, sem mencionar investimentos em infraestrutura. O tema da infraestrutura está confinado às concessões, cujo montante de investimentos até aqui é insuficiente e tem prazos muito longos para se concretizar.

Enquanto isso, a construção brasileira teve um decrescimento em 2018, pelo quinto ano consecutivo. No ano passado, o setor caiu 2,5%, o que somado aos quatro anos anteriores, resulta numa perda acumulada de 27,7%.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters