AIN-203

AIN-203

A empresa chilena Arrigoni Metalúrgica lançou uma nova linha de negócios encabeçada pela apresentação de sua Viga Inteligente AIN-203, que é um perfil para cargas dinâmicas ou sísmicas. “É uma proposta eficiente para perfis estruturais de aço que otimiza a fabricação de perfis para estruturas, e cumpre com a norma chilena NCh203, que estabelece os parâmetros para o aço estrutural”, diz a empresa.

O novo catálogo de perfis de aço otimizado AIN-203 da Arrigoni é uma alternativa ao catalogado pelo Instituto Chileno do Aço (IChA). Há mais de 40 anos o projeto estrutural em aço no país é feito com base nos parâmetros do instituto, que pré-define valores de carga para diferentes perfis de viga, considerando os movimentos sísmicos típicos do país. A Arrigoni está tentando otimizar a produção de perfis estruturais, padronizando alguns outros perfis. Seu método reduz em 70% o uso de cintas, o que gera uma economia de tempo na entrega de até 80%.

Os terremotos chilenos fazem com que a norma para estruturas metálicas seja mais rigorosa no Chile. “A norma NCh203 nos exige a rastreabilidade biunívoca do aço estrutural submetido a cargas de origem sísmica. Por isso a série AIN-203 da Arrigoni conta com um inovador sistema que facilita a rastreabilidade do aço estrutural, um código de identificação único gravado por meio de uma marca de golpe visível em cada um dos perfis, que permite vincular cada peça com seu processo de produção e respectivos certificados de qualidade”, diz a empresa.

As vigas são fabricadas com aço ASTM A36, que atende as exigências de carga e tração. Um instituto de verificação técnica da construção do Chile, o IDIEM, certifica os materiais de cada perfil fabricado pela Arrigoni.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters