puerto monterrey

Porto de Monterrey

Dois novos terminais portuários estão projetados no México, um deles em Monterrey e o outro em Guadalajara. Os projetos deverão ter um custo próximo a US$ 230 milhões.

O Grupo México, encarregado do projeto, anunciou que as obras começariam em 2021 e deverá gerar 1,2 mil empregos, da construção à operação. Os projetos querem fortalecer a segurança energética do país, dado que a principal função destes portos será o de transportar combustíveis.

O terminal norte (Monterrey) teria capacidade integral de até 425 mil barris de petróleo, e ampliando-se poderia chegar a operar com 570 mil barris. A região de Monterrey aumentaria em até 60% a capacidade de armazenamento de combustíveis.

Já as instalações de Guadalajara poderão administrar de cara 900 mil barris, e com possibilidades de ampliação poderia chegar a 1,35 milhão de barris. O Grupo México espera que ali as capacidades de gestão e armazenamento de barris de petróleo aumentem 180%.

Para isso, o Grupo México prevê investimentos que, em seu conjunto, somariam US$ 1,2 bilhão para o aumento destas capacidades.

A operadora Valero Energy também anunciou a construção de um outro terminal de armazenamento em Altamira, no estado de Tamaulipas, que será construído às custas da Operadora de Terminales Marítimos. Ali a capacidade deverá ser de 1,1 milhão de barris de petróleo.

A Valero, em agosto de 2017, firmou acordos de longo prazo que estabeleceram a construção de três terminais de produtos refinados, localizados nos portos de Veracruz, Puebla e Cidade do México. Todos eles estão atualmente em construção e espera-se que entrem em operação em 2020.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters