Solução desenvolvida nos EUA promete resfriamento sem uso de água ou eletricidade.

I

Um novo material isolante econômico e amigável com o meio ambiente foi desenvolvido por um grupo de engenheiros da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. O material tem a capacidade de resfriar objetos mesmo sob a luz do sol direta, com zero consumo de energia ou água. Quando aplicado a uma superfície, esta capa plástica refresca o objeto, extraindo seu calor para emiti-lo na forma de radiação térmica infravermelha.

O novo material poderia proporcionar um recurso respeitoso ao meio ambiente para o resfriamento de centrais termoelétricas, que atualmente requerem grandes quantidades de água e eletricidade para manter as temperaturas ótimas do funcionamento de seu maquinário.

Este novo material mede apenas 50 centímetros de largura, é ligeiramente mais grosso que uma folha de papel alumínio de cozinha e pode ser fabricado em rolos, o que o transforma numa tecnologia potencialmente viável para aplicações residenciais e comerciais de larga escala.

O material se aproveita do resfriamento passivo, processo natural pelo qual os objetos emitem calor sob a forma de radiação infravermelha, sem consumir energia. “Apenas com 10 a 20 metros quadrados deste material no telhado de uma casa, pode-se resfriá-la no verão”, disse um dos engenheiros desenvolvedores.

Além de ser útil para a refrigeração de edifícios e para centrais elétricas, o material também poderia ajudar a melhorar a eficiência e vida útil dos painéis solares. Com a luz direta do sol, os painéis podem chegar a absorver temperaturas que chegariam a comprometer sua habilidade de converter a luz em eletricidade. “Com a aplicação deste material na superfície de um painel solar, podemos resfriar o painel e recuperar de 1% a 2% da sua eficiência solar. O que em larga escala é uma quantidade considerável”, disseram.

Os engenheiros solicitaram patente para esta nova tecnologia e estão trabalhando para explorar potenciais aplicações comerciais.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters