Construção na América Latina deve cair 5,5% em 2020

15 May 2020

Latin America

Com a aparição do Coronavírus e sua propagação pela América Latina, espera-se que a produção do setor de construção na região sofra uma contração de 5,5% este ano, segundo a atualização de abril da consultoria GlobalData. Antes, a empresa havia previsto queda de 4,1% para o setor na região.

Antes da pandemia, a GlobalData esperava que a construção latino-americana passasse por um ano de recuperação, com crescimento de 2,3%, acima, portanto, do crescimento de 1,1% obtido em 2019. O Brasil era um dos mercados que puxava as expectativas.

“A Argentina está preparada para ver a maior diminuição setorial do ano, com menos 10% em termos reais, enquanto esperamos para México e Brasil quedas de 8% e 6%, respectivamente”, afirma Dariana Tani, economista da GlobalData.

“A demanda mundial mais lenta, a queda nos preços de produtos básicos e a desvalorização da moeda devido a um aumento na saída de capitais, combinado com significativas quedas nos níveis de turismo e remessas, além do aumento do desemprego, compõe a realidade de curto prazo que deve afetar o setor”, diz.

Segundo o Fundo Monetário Internacional, espera-se que a atividade econômica na América Latina caia 5,2% em 2020, devido às condições recessivas do mundo e às necessárias medidas para conter a propagação da pandemia.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL