Colômbia adota sistema Obra por Impostos

03 October 2019

TSD Chalán1

Tratamento superficial com estabilização de solo em execução na Colômbia pelo sistema Obras por Impostos.

A Colômbia está aplicando um sistema de financiamento de obras contra isenção fiscal, que na América Latina é usado no Peru, e permite à empresa construtora pôr em execução um projeto prioritário para o Estado com seus próprios recursos, para depois abater os custos e remunerar seu investimento com isenção do imposto de renda. O modelo é conhecido como Obras por Impostos.

Assim, a empresa Dieselec apresentou um projeto para o melhoramento e pavimentação com tratamento superficial duplo da via que comunica a cidade de Chalán com a região de La Ceiba, no departamento de Sucre. A reforma deverá reduzir em 60% o tempo de percurso e 50% os níveis de acidente.

“O projeto requeria uma solução de baixo custo e alto impacto para o melhoramento viário. Para isto, contou-se com o sistema Pro-Road para o tratamento superficial duplo da via. Por norma, foi necessária uma estabilização do solo com cimento e misturas menores que melhoraram o solo. O tratamento superficial duplo foi executado com o selante PRI-18 da Pro-Road, usando um aspergidor sincronizado da marca Romanelli”, afirma Manuel Álvarez, diretor de projetos da Pro-Road. “O tratamento superficial foi executado em tempo recorde, completando assim quase três quilômetros de malha viária em uma semana de execução, mais uma semana anterior de preparação”, disse ele.

TSD Chalán 2

Aspergidor Romanelli e selantes Pro-Road foram usados na obra que reformou a rodovia.

“Na mesma via, aplicamos em um trecho piloto de 170 metros a modalidade de mão de obra intensiva. Esta metodologia foi tomada dos manuais pós-conflito da África e adotamos na Colômbia. Todo o tratamento superficial foi executado com um compactador manual, carrinhos e pás para espalhar o agregado”, afirmou o executivo.

Obra por imposto

O sistema de Obras por Impostos ainda é novo na Colômbia, e é por isso que este projeto recebeu tanta atenção, já que é o primeiro a se executar sob o modelo no país. Segundo Álvarez, outros dois projetos passaram antes, mas eram relacionados a dotações para escolas, sendo esta a primeira obra.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL