Codelco rescinde contrato com Sacyr no Chile

08 July 2014

Sacyr Group

Sacyr Group

A filial chilena da construtora espanhola Sacyr teve seu contrato de construção de uma via de acesso com a estatal de mineração Codelco rescindido unilateralmente por esta última. A razão da decisão da Codelco é o mau desempenho da empresa na obra, somado à apresentação de sobrepreços que a estatal considera injustificados.

Na nota apresentada pela Codelco, a rescisão se justifica pelo “não cumprimento de contrato, fundado em importantes atrasos e sobrepreços nos trabalhos, iniciados em dezembro de 2012”.

O projeto em questão é a construção do caminho Maitenes – Confluencia, uma via de 16 quilômetros que dará acesso à jazida mineira El Teniente, na zona central do Chile. A Codelco quer começar operações desse projeto de mineração em 2018, e afirma que a rescisão com a Sacyr é para que não se comprometa a agenda da mina El Teniente.

“Se não se tomasse essa determinação, o custo final do caminho teria sido mais que o dobro do licitado originalmente. A Codelco não pode aceitar pagar esses valores, como tampouco pagará sobrepreços não razoáveis”, afirma a empresa.

Além de atrasos e sobrepreços, a estatal chilena identifica problemas de desempenho, principalmente relacionados à segurança. No comunicado, a empresa recorda a morte de um trabalhador subcontratado nas obras controladas pela Sacyr.

O contrato de construção da via Maitenes – Confluencia foi assinado em 2012 por um valor de US$ 152 milhões e previa a entrega da estrutura em agosto de 2015.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL