Cinza vulcânica como aditivo

08 February 2018

Pesquisadores do Massachussets Institute of Technology (MIT), em parceria com cientistas do Kuwait, publicaram um estudo na revista Journal of Cleaner Production afirmando que a utilização de cinzas vulcânicas como aditivo nas misturas de concreto pode resultar num concreto mais econômico e de igual eficiência.

Segundo os cientistas, quando rochas vulcânicas são pulverizadas e postas nas misturas de concreto, em substituição a uma certa porcentagem do cimento tradicional, o conteúdo energético do concreto diminui.

O conteúdo energético é a soma total de energias empregadas n produção de algo.

O artigo afirma que um projeto residencial com 26 edifícios construídos com concreto que tenha levado 50% de cinzas vulcânicas no traço terá um conteúdo energético 16% menor. Com menor conteúdo energético, se reduzem os custos operacionais.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL