Projeto Enapac recebeu autorização ambiental. Valor do investimento é de meio bilhão de dólares.

Imagen del proyecto de Enapac.

Desenho de como será a Enapac.

Depois de mais um ano de avaliações, a Comissão de Avaliação Ambiental do Chile aprovou o desenvolvimento da maior planta de dessalinização de água da América Latina, projeto que terá um valor próximo a US$ 500 milhões.

O projeto é encabeçado pela empresa Enapac (Energías y Aguas del Pacífico), criada pela chilena Trends Industrial para gerir o projeto, em parceria com a saudita Almar Water Solutions. O objetivo é instalar uma usina de dessalinização da água do mar na região do Atacama, norte do Chile, que poderia processar até 2.630 litros de água por segundo.

“O projeto Enapac será um dos mais avançados do mundo, com uma combinação de dessalinização por osmose inversa com energia fotovoltaica”, afirmou a Trends Industrial em comunicado. A planta terá sua própria fonte de energia solar (de 100 MW), uma subestação e um reservatório de água de 600 mil metros cúbicos de capacidade.

“O projeto gerará oportunidades de emprego na região, e para os fornecedores, e nossa visão é de que muitos usuários possam ter acesso a uma fonte de água sustentável, de maneira que se vão deixando de usar as águas continentais e as bacias da região, que sofrem um severo estresse hídrico”, disse Rodrigo Silva, CEO da Trends Industrial.

Esquema del proyecto.

Esquema do projeto.

O projeto está indicado para o prêmio Design to Improve Life INDEX: AWARD 2019, também conhecido como o “Prêmio Nobel do Design”, patrocinado pela Coroa dinamarquesa, e para o prêmio ALADYR 2018, da Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reuso de Água, na categoria “Melhor Projeto de Dessalinização”.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters