Nova via subterrânea vai ajudar a descongestionar Santiago.

Tunel chamisero2

A presidente do Chile, Michele Bachelet, junto a seu ministro de Obras Públicas Alberto Undurraga, inaugurou o Túnel Chamisero II, infraestrutura que melhorará a capacidade e segurança rodoviária da autoestrada Radial Nororiente, que conecta as comunas de Colina e Vitacura, em Santiago. Antes da obra, este caminho constava de apenas uma via de circulação por sentido. Com este túnel de 1,5 km de extensão e duas pistas de circulação, paralelo ao túnel atual, se completa o padrão da via com duas pistas por sentido nos 21,5 km de percurso.

As obras começaram em abril de 2016 e demandaram investimentos de US$ 37 milhões. “Estamos falando de grandes obras que mudam a cara de Santiago, mediante uma redução de tempos de deslocamento e novos padrões de segurança, tecnologia, eficiência e comodidade”, sublinhou a presidente.

Esta obra permite o trânsito de até 2 mil veículos a mais por hora, duplicando a capacidade em horários de tráfego mais pesado. Conta com quatro conexões de emergência, duas delas no interior dos túneis e uma em cada saída sul e norte, além de ter também espaços de acostamento de emergência, e modernos sistemas de iluminação, sinalização, ventilação, controles de tráfego e anti-incêndios.

A chefe de Estado do Chile afirmou que “as taxas de crescimento e a extensão urbana da nossa capital exigem políticas públicas que deem boas respostas, que permitam uma modernização centrada em favorecer a qualidade de vida, para se adaptar a suas necessidades de tempo, segurança ou comodidade”.

O ministro Undurraga destacou que “o novo túnel Chamisero melhorará as condições de trânsito e de segurança para as 20 mil pessoas que se deslocam diariamente por esta rota, número que após esta inauguração achamos que continuará aumentando”.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters