Chile construirá hospitais modulares

01 April 2020

Vista 2 b

Seguindo o exemplo da China, o Chile poderá erguer hospitais modulares que poderiam ser montados em diversas regiões, a fim de dar combate à expansão do Coronavírus.

A empresa E2E é a responsável pela solução de estrutura temporária. “Nós acreditamos que a melhor forma de trabalhar é num ecossistema onde cada um contribua com o que melhor sabe fazer. Por isso, nos unimos ao projeto coletivo com a proposta de criar módulos hospitalares que podem fazer frente a esta pandemia que está impactando fortemente o Chile e todo o resto do mundo”, explica Felipe Montes, gerente geral da E2E.

A startup já tem experiências práticas com montagens de estruturas temporárias similares no Brasil, através da empresa Tecverde, que ela recentemente adquiriu. Neste caso, mais de 100 leitos novos estão sendo produzidos num prazo de menos de 40 dias. Segundo os especialistas da Universidade Católica do Chile, a escolha por usar madeira como material reflete uma das tendências na construção sustentável em nível mundial.

Vista 1

Graças a esta técnica, é possível planejar melhor a obra temporária, automatizando a instalação dos módulos. Assim a Universidade Católica e a E2E podem dar uma resposta imediata para a necessidade de leitos extras de UTI, usando muros perimetrais com resistência ao fogo e divisórias entre os cubículos.

A divisória favorece o isolamento acústico e a privacidade dos doentes, e por sua modularidade poderão ser instaladas em qualquer região do país. “Recomendamos que estes módulos sejam distribuídos ao longo de todo o país, especialmente em localidades de menores recursos, podendo ser usados posteriormente à crise pelas comunidades”, disse Felipe Victorero, subdiretor do departamento responsável pelo projeto na Universidade Católica.

Os chilenos já preveem a implantação de seu projeto de estrutura modular para hospitais de campanha em outros países, como Argentina, Peru e Bolívia.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL