ChileConstruye2025

Em evento transmitido pelo Youtube da iniciativa Construye2025, lançou-se no Chile o “Mapa da Economia Circular na Construção”, instrumento que conta com o respaldo dos ministérios de Moradia e Urbanismo, Meio Ambiente e Obras Públicas, além da entidade de fomento empresarial Corfo.

A ferramenta ajudará o Chile a levar adiante políticas, práticas e metas orientadas a facilitar a transição para cadeias de valor mais sustentáveis e eficientes no uso dos recursos. “O documento assenta bases para uma gestão sustentável dos resíduos de construção e demolição, que nos permitirão entrar na economia circular”, afirmou a assessora da Corfo, Helen Ipinza.

Na jornada inaugural do encontro, participaram os ministros de Moradia e Urbanismo, Meio Ambiente, o vice-presidente da Corfo, o presidente do Instituto da Construção, o presidente da Câmara da Construção, e o representante do movimento Construye2025.

Alejandra Tapia, do Construye2025, apresentou os cinco eixos estratégicos do mapa produzido: planejamento territorial, coordenação pública e fomento à economia circular; ecossistemas e cadeias de valor para mercados de economia circular em construção; informação e indicadores para o desenvolvimento de mercados e inovação; e restauração de passivos ambientais e riscos.

“Partimos de uma visão de país que gerencia de maneira eficiente os recursos no ciclo de vida dos projetos de edificação e infraestrutura, envolvendo todos os atores na cadeia de valor, no marco da economia circular, com o objetivo de chegar a uma gestão socioambientalmente racional dos resíduos”, disse Alejandra Tapia.

“Estamos trabalhando para gerar termos de referência que incluam exigências de porcentuais mínimos de materiais reciclados, em todas aquelas coisas que seja factível”, afirmou Mariana Concha, do Ministério de Obras Públicas.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters