Sistema reduz desvios padrão de misturas de concreto a no máximo 5%.

carmix 3500 tc

Carmix 3500 TC

O fabricante de autobetoneiras Carmix apresentou este ano uma novidade em termos de controles digitais sobre a mistura de concreto. Trata-se do Concrete Mate, sistema de sensores instalados no balão do seu modelo mais atual, a Carmix 3500 TC, para gerenciar a qualidade da mistura de concreto.

“Com este sistema conseguimos aplicar a tecnologia utilizada nas centrais de concreto ao nosso modelo estrela, a Carmix 3500 TC, que é uma autêntica central móvel de concreto 4x4 autocarregável e que assegura máximo controle, tanto do traço quanto dos custos das obras”, disse a diretora de marketing da companhia, Manuella Galante.

O novo sistema da Carmix permite selecionar até 15 traços pré-definidos e 99 tipos distintos de materiais para cálculo da mescla. Graças a isso, é possível planejar múltiplas combinações de concreto para cada tipo de necessidade. Selecionadas as especificações, o software indica ao operador as doses corretas de cada elemento e a sequência de operações a serem realizadas.

Ao contrário dos sistemas que colocam sensores de pressão na pá carregadeira, o Concrete Mate usa a tecnologia RMC PLANT e instala medidores dentro do balão. Um dado importante que obtém é o peso real da água. Isto, de acordo com a marca, permite reduzir os desvios padrão ao máximo a 5%, como nas centrais de concreto, por meio de um melhor calculo da relação água/cimento.

Ao final da mistura, o software emite um certificado com dados do traço planejado, o nome da empresa que solicitou o concreto, a obra, o nome do operador e as diferenças entre o peso líquido do produto e o peso teórico. Tudo isso com a intenção de trazer mais rastreabilidade ao processo de venda e fornecimento de concreto.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters