Canal do Panamá tem metade de suas comportas

02 March 2015

compuertas Canal de Panamá

compuertas Canal de Panamá

Dia 28 de fevereiro foi instalada a oitava das 16 comportas que compõe o terceiro jogo de eclusas do Canal do Panamá, segundo informou em comunicado o Grupo Unidos pelo Canal (GUPC), consórcio responsável pelo projeto e liderado pela espanhola Sacyr.

"Depois de realizada esta manobra, o GUPC terá completado 50%da instalação das comportas do projeto. Estamos muito satisfeitos de ter superado este desafio técnico com o esforço de toda nossa equipe de GUPC e o resto dos colaboradores", afirma o comunicado.

Das 16 esclusas a metade será colocada no setor Atlântico e a outra metade no setor Pacífico, a recentemente instalada é a terceira do setor Pacífico.

O consórcio garantiu que as duas próximas compostas vão ser instaladas a meados de março e que o seguinte desafio será o começo das inundações e testes, o que deverá ocorres na metade do ano.

O projeto para o desenho e construção do terceiro jogo de esclusas, parte do Programa de Ampliação do Canal do Panamá, foi licitado em 2009 no valor de US$3,2 bilhões.

No começo o prazo previsto para a finalização das obras era em outubro de 2014, no entanto, após a enorme polêmica que houve entre o consórcio e as autoridades locais pelos sobre preços do projeto, e que incluiu a paralização das obras, tanto o GUPC como o Governo panamenho anunciaram que o projeto estará concluído em inícios de 2016.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL