Canal da Nicarágua ainda sem data de início de obras

09 August 2017

Porta-voz do megaprojeto afirma que não ha data oficial para começar projeto, e não confirma se concessionária conseguiu financiamento.

De acordo com o porta-voz do megaprojeto Grande Canal Interoceânico da Nicarágua, Telémaco Talavera, não se pode afirmar as datas de início de obras da prometida infraestrutura.

Anunciada como concessão de 50 anos prorrogáveis por igual período à empresa chinesa HKND, em 2013, a obra do Grande Canal da Nicarágua continua em compasso de espera até os dias de hoje. As únicas realizações nestes mais de três anos foram os estudos ambientais e geológicos para obtenção de licenças.

Segundo o porta-voz, “eu não posso dar data nenhuma. O que posso sim dizer é que se está trabalhando em completar os estudos. E com canal ou sem canal, a Nicarágua continua avançando”.

A justificativa para não haver ainda obras em ação no projeto seria a continuidade de 26 estudos adicionais que foram pedidos além dos já realizados. Mas perguntado pela imprensa de seu país, Talavera não indicou se a concessionária HKND obteve os financiamentos para seu megaprojeto.

O orçamento inicial do Grande Canal da Nicarágua seria de US$ 50 bilhões. Em entrevista à CLA em 2015, o principal executivo da HKND no país afirmou que o capital necessário poderia ser menor, dado que naquele momento o preço do barril de petróleo estava bastante baixo.

Além do próprio canal para passagem de navios de contêineres, o Grande Canal incluiria também a construção de dois portos, dois aeroportos, oleodutos, centros turísticos e zonas de livre comércio ao longo de sua extensão.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL