A Câmara Chilena da Construção (CChC) está convocando as empresas e trabalhadores do setor para o esforço de conter o avanço do Coronavírus. “Como associação, chamamos todos os chilenos para que sejam particularmente responsáveis com o cuidado de si e dos demais, em especial aqueles que são de grupos de alto risco”.

A câmara elaborou um conjunto de recomendações para superar o problema.

1. Medidas preventivas para as empresas

Instalar em todas as obras pontos de lavagem de mãos, com disponibilidade de água e sabão, ou habilitar pontos de álcool gel.

Instalar placas e cartazes com recomendações em todos os pontos das obras, bem visíveis aos trabalhadores.

Instalar sinalização visual em todas as áreas dos canteiros de obra com informações de medidas adicionais e atualizadas.

Evitar reuniões com mais de cinco pessoas e recomendar que elas mantenham distância de pelo menos um metro entre si.

Melhorar as rotinas diárias de limpeza e desinfecção em banheiros, chuveiros, vestiários e áreas de alimentação e reunião.

Realizar palestras diárias sobre medidas preventivas para evitara o contágio nas obras, lares e outras atividades, em grupos com no máximo cinco pessoas.

Manter atenção à informação oficial a respeito de novas medidas e atualizações do Ministério da Saúde ou autoridade sanitária local.

Ao fim do dia de trabalho, insistir que todas as pessoas lavem suas mãos assim que chegarem a suas casas.

2. Medidas preventivas pessoais para os trabalhadores da construção

Não ir à obra se tiver feito viagens a países com surto de Coronavírus declarado, ou se suspeitarem ter estado em contato com um doente e/ou estiverem contaminados. Retomar o trabalho apenas após completar o período de quarentena.

Lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel ao chegar à obra e reiteradamente durante o dia de trabalho.

Evitar o contato físico interpessoal. Por exemplo, preferir saudações e cumprimentos verbais e não apertar mãos.

Procurar manter uma distância de ao menos um metro em relação aos companheiros de trabalho, seja em canteiros ou escritórios de obra.

Ao tossir e espirrar, cobrir a boca e o nariz com a parte anterior do cotovelo ou papel descartável, e depois lavar as mãos.

Evitar o contato físico com pessoas que padeçam de quadros respiratórios agudos.

Em caso de apresentar sintomas, informar à chefia antes de apresentar-se ao trabalho e consultar de imediato um atendimento de saúde.

No caso de estar em contato com uma pessoa sob suspeita de contágio, mantenha-se em isolamento domiciliar.

Desemprego

O impacto do surto deverá ser forte no setor. Os prognósticos são de um desemprego superior a 12% este ano.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters