Brasil USA

Brasil e Estados Unidos, durante o Fórum de Liderança Latino-Americana no dia 1º de agosto, assinaram um memorando de entendimento para estimular o financiamento de projetos de infraestrutura no País. “Este memorando significa que as duas partes estão trabalhando juntas para financiar os projetos de infraestrutura prioritários para o país”, disse o Secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross.

O acordo foi assinado após uma reunião do Secretário com o ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas. “Nossas empresas oferecem a experiência, a inovação, a integridade e os valores exigidos pelos projetos de infraestrutura cruciais e as oportunidades que existem aqui. Temos a oportunidade coletiva de promover o comércio e o investimento abertos e justos para que possamos nos converter na região de maior progresso no mundo”, disse Ross.

“Eu ficaria menos nervoso de investir aqui do que em outros lugares. Historicamente, a maior parte da infraestrutura na América Latina foi administrada pelos governos, mas hoje os governos da região buscam cada vez mais o setor privado para preencher este espaço. Acredito que esta é uma mudança muito boa”, completou o burocrata americano.

Além da nova colaboração com os Estados Unidos, o governo federal lançou em agosto o Pro-Infra, programa que visa estimular o investimento privado em infraestrutura, com três principais objetivos. O primeiro é aumentar a contribuição da infraestrutura para o PIB, de 1,6% do PIB para 3,8% em 2022. O segundo objetivo é aumentar o estoque de investimento em infraestrutura de 36% do PIB para 38% do PIB. Enquanto o terceiro objetivo é fazer com que o Brasil suba dez pontos no ranking de competitividade global do Fórum Econômico Mundial, saindo da atual posição de 81º para 71º.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters