bim DSC_5179_baja (1)

O uso destas tecnologias permite visualizar uma obra em três dimensões, monitorando cada etapa do projeto desde o início.

A equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Fleischmann trabalhou por meses para desenvolver aplicativos de BIM utilizando realidade virtual (VR). Isto permite a todos que trabalhem numa construção a visualização de um protótipo exato do projeto em 3D, percorrê-lo remotamente e experimentar a sensação de estar ali, na obra já pronta.

Héctor Sepúlveda, gerente geral da Fleischmann, afirma que o sistema BIM + VR facilita a compreensão e o manejo da informação em qualquer escala, de maneira simples, intuitiva e amigável. “Permite interagir com a edificação, simular e monitorar processos, visualizar elementos em sua posição real, detectar falhas e retroalimentar o projeto, mesmo antes de escavar o terreno”.

Maiores lucros

A possibilidade de visualizar uma obra desde o início em três dimensões permite redução de perdas, economia de tempo e melhor qualidade e rentabilidade de uma obra.

Ao complementar o BIM com a VR, os benefícios foram surpreendentes. De acordo com Sepúlveda, subgerente de projetos da Fleischmann, o BIM permite melhor colaboração. Ao adicionar a VR, é possível comunicar toda informação de forma fácil, intuitiva e transversal a todos os envolvidos.

“A realidade virtual e aumentada são o complemento de toda modelação e coordenação de especialidades, que nos permitiu uma melhoria na materialização em terreno dos projetos, sobretudo os complexos”, diz.

Além disso, o sistema desenvolvido pela empresa tem a virtude de aperfeiçoar os controles de segurança, o que contribuir para evitar riscos de acidentes laborais.

Alta especialização

Através de sua área de P&D, a Fleischmann aborda as maiores problemáticas de uma construção. A modelagem BIM e suas representações virtuais são o resultado da experiência da empresa e sua trajetória de 80 anos junto à execução de projetos.

Como diz Matías Muñoz, chefe da área de BIM da Fleischmann, projetos icônicos atualmente em execução pela empresa estão usando o BIM +VR, com harmoniosa integração com práticas tradicionais de construção. “Nossa experiência nestas obras mostra que esse é o caminho para continuar evoluindo”, diz.

A empresa fornece os sistemas BIM +VR e hardwares especiais de fácil acesso. “Tudo são executáveis que podem ser usados em qualquer dispositivo. Queremos ser produtivos e com isso cada vez mais competitivos”.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters