Convicta

O lançamento da betoneira Ultraleve na Concrete Show 2019

Quase um ano depois de seu lançamento na Concrete Show 2019, o modelo de caminhão betoneira Ultraleve desenvolvido no Brasil continua seu caminho de sucesso comercial, embora sob a forte pressão no mercado de construção devido à pandemia, o que colocou evidentes consequências negativas para o setor concreteiro.

A nova betoneira fabricada em aço inox tem já um total de cerca de 20 unidades em circulação no país, e pedidos que já chegaram de países vizinhos como Uruguai, Argentina e Chile.

O modelo de betoneira Ultraleve conseguiu o que parecia impossível: reduziu em 2,4 toneladas o peso total do conjunto (caminhão + implemento). Para o setor de concreto do país, isto significa uma produtividade significativamente maior, visto que a Lei da Balança coloca um limite de peso total que faz com que as concreteiras deixem de carregar os 8 m3 que o balão de betoneira típico no país pode carregar.

Das 2,4 toneladas retiradas, 1,1 tonelada corresponde ao redesenho feito pela Convicta no implemento, enquanto a 1,3 tonelada restante foi retirada do veículo.

Ultravele

Ao retirar 2,4 toneladas, o modelo permite que os concreteiros carreguem a totalidade da capacidade de suas betoneiras, o que economiza trabalho, tempo e outros fatores de custo. Calcula-se que cerca de 11 litros de combustível sejam economizados por dia com a aplicação deste modelo. Além disso, a vida útil da betoneira aumenta, e a manutenção de todo o componente em aço é menor.

Consórcio inovador

O projeto começou por iniciativa da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (Abesc). Dois de seus associados – a fabricante Convicta e a siderúrgica Aperam – produziram as soluções necessárias para o implemento. A Convicta redesenhou a betoneira com menor espessura das chapas de aço, e a Aperam desenvolveu o aço inoxidável Endur especialmente para o projeto.

A filial brasileira da Volkswagen complementou o esforço com o desenvolvimento de um protótipo de veículo com menor peso.

Quase um ano depois, o projeto transcendeu as empresas inovadoras que o desenvolveram. De acordo com Ibrahim Ozer, da Aperam, hoje dois importantes provedores de betoneiras do Brasil já dispõem da inovação em aço para produzir o modelo. São eles a Liebherr e a SITI. Além disso, a Scania se colocou no desafio e também está produzindo um caminhão de menor peso para se adaptar à betoneira Ultraleve.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters