BauMax desenvolve robotização de casas de concreto

19 February 2018

Método de construção pré-fabricada envolve alta tecnologia no Chile.

baumax1

A empresa chilena BauMax montou uma planta robotizada capaz de fabricar paredes de concreto para construção residencial em tempo recorde. Em um dia, o sistema criado pela empresa conclui a produção das peças necessárias para montagem de quatro casas de 140 metros quadrados.

As casas de paredes de concreto são fabricadas em três passos, incluindo a produção dos elementos para conexões elétricas e sanitárias, que então são inseridas no terreno escolhido para instalar a casa. O primeiro passo é o projeto, que é feito através de uma integração com o software BIM, que comanda os robôs para respeitar o projeto. Deste modo, podem-se desenhar e produzir elementos de corte precisos com seus detalhes e espaços para as conexões. Como os projetos são feitos um por vez, é possível sempre trocar o projeto de residência a cada vez que a linha de produção termine uma casa.

A segunda etapa do processo está relacionada com a produção, onde uma unidade giratória move mesas através de diferentes estações controladas por um programa, e com processo flexível que permite responder os requisitos arquitetônicos. O último passo é a montagem, realizada no local escolhido através de juntas úmidas cujo desenho já terá sido testado estruturalmente.

Segundo a BauMax, o processo automatizado reduz os tempos de construção em 30% em comparação com os sistemas construtivos tradicionais. A m]ao de obra, por sua vez, fica menor em 50%, gerando mais certezas sobre prazos de entrega e execução.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL