Projeto de administração local vale US$ 200 milhões, mas pode ser redundante a nova linha de metrô.

Um novo investimento em transporte público na capital chilena pretende construir um sistema de veículo leve sobre trilhos em uma das comunas (bairros) mais desenvolvidas de Santiago, Las Condes.

O prefeito da comuna, Joaquín Lavín, anunciou para janeiro de 2018 a licitação do projeto Tranvía Las Condes, que consistiria num sistema de trem leve nos moldes de muitas cidades europeias, como Zaragoza (foto), na Espanha.

tranvia zaragoza

Precisamente por copiar o modelo de VLT de Zaragoza, o prefeito esteve nesta cidade este mês com seu antecessor, Francisco de la Maza, que apoia a ideia.

Segundo as autoridades, a licitação compreenderá construção e operação por regime de concessão de um sistema de trem leve elétrico que conecte a estação do metrô Manquehue com o centro comercial Portal La Dehesa, num traçado de 9,2 km e 10 estações.

O custo anunciado para o projeto seria de US$ 200 milhões. Mas após licitá-lo, a prefeitura de Las Condes o deixaria condicionado à aprovação dos moradores da comuna via plebiscito.

Polêmica

Mas não apenas a aprovação dos moradores pode gerar polêmica em torno a este projeto. Os recentes anúncios de expansão do sistema de metrô de Santiago compreendem uma nova linha que poderá passar em paralelo ao sistema Tranvía Las Condes, pelo menos num trecho.

De acordo com os estudos, a linha 7 do metrô que se pretende construir entre as comunas de Renca e Vitacura correria em paralelo ao VLT desde sua conexão com o metrô Manquehue até a estação Estoril.

A esta acusação, o prefeito de Las Condes respondeu que seu projeto criaria sinergia com a nova linha de metrô, em lugar de esvaziar o potencial de transportar passageiros do sistema subterrâneo principal.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters