Bahia prestes a licitar ponte Salvador-Itaparica

20 February 2019

Projeto pode marcar o retorno dos grandes projetos de infraestrutura no país.

itaparica

Arte com o projeto da ponte Salvador-Itaparica

Aproxima-se a data de início do processo licitatório do que pode ser o primeiro grande projeto de infraestrutura no Brasil anunciado depois que a crise econômica paralisou o setor há alguns anos. Trata-se da ponte Salvador-Itaparica, na Bahia. 

O projeto é um sonho antigo na Bahia, já que Itaparica é uma ilha vizinha à capital baiana e faz parte de sua região metropolitana. Há décadas se promete construir uma ponte que a conecte com a capital. O projeto agora pode finalmente virar realidade, só que de maneira mais completa do que apenas uma ponte entre os municípios.

Estão incluídos no projeto a construção de uma via expressa pra cruzar Itaparica, com 21,41 km, um acesso viário em Salvador com 4,6 km, e a recuperação da rodovia BA-001. A ponte propriamente dita terá 12,4 quilômetros de comprimento.

O custo total do projeto é calculado em R$ 5,3 bilhões, dos quais R$ 1,2 bilhão será aportado pelo governo estadual baiano. A licitação será por modelo de PPP com validade de 35 anos.

Até o momento, comenta-se que as construtoras chinesas CCCC (China Communications Construction Company) e CR20 (China Railway Bureau Group) disputarão a obra em consórcio. Além delas, haveria um interesse da parte da operadora de concessões CCR, que é formada pelos grupos Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Soares Penido, dado que a CCR já é a operadora do metrô de Salvador.

Outra construtora que poderia participar da licitação é a OAS, que é baiana, mas sua atual situação de recuperação judicial pode dificultar o plano.

 

 

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL