Projeto pode marcar o retorno dos grandes projetos de infraestrutura no país.

itaparica

Arte com o projeto da ponte Salvador-Itaparica

Aproxima-se a data de início do processo licitatório do que pode ser o primeiro grande projeto de infraestrutura no Brasil anunciado depois que a crise econômica paralisou o setor há alguns anos. Trata-se da ponte Salvador-Itaparica, na Bahia. 

O projeto é um sonho antigo na Bahia, já que Itaparica é uma ilha vizinha à capital baiana e faz parte de sua região metropolitana. Há décadas se promete construir uma ponte que a conecte com a capital. O projeto agora pode finalmente virar realidade, só que de maneira mais completa do que apenas uma ponte entre os municípios.

Estão incluídos no projeto a construção de uma via expressa pra cruzar Itaparica, com 21,41 km, um acesso viário em Salvador com 4,6 km, e a recuperação da rodovia BA-001. A ponte propriamente dita terá 12,4 quilômetros de comprimento.

O custo total do projeto é calculado em R$ 5,3 bilhões, dos quais R$ 1,2 bilhão será aportado pelo governo estadual baiano. A licitação será por modelo de PPP com validade de 35 anos.

Até o momento, comenta-se que as construtoras chinesas CCCC (China Communications Construction Company) e CR20 (China Railway Bureau Group) disputarão a obra em consórcio. Além delas, haveria um interesse da parte da operadora de concessões CCR, que é formada pelos grupos Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Soares Penido, dado que a CCR já é a operadora do metrô de Salvador.

Outra construtora que poderia participar da licitação é a OAS, que é baiana, mas sua atual situação de recuperação judicial pode dificultar o plano.

 

 

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters