Avança a primeira planta de dessalinização do Peru

05 November 2018

Projeto vai potabilizar água do Pacífico ao mesmo tempo em que tratará esgotos da Grande Lima.

É de mais de US$ 900 milhões o investimento feito no Peru pra construir a primeira planta de dessalinização de água do mar para consumo humano, cuja obra é ao sul de Lima.

planta desalinizadora

A obra beneficiará mais de 100 mil pessoas. Durante uma fiscalização das obras, o ministro de Moradia, Construção e Saneamento do Peru, Javier Pirqué, afirmou que “estamos aqui para assegurar que a obra esteja sendo feita de acordo com as especificações, a fim de que a população seja realmente bem atendida”.

De acordo com a autoridade, o projeto tem dois grandes eixos, um deles é a potabilização de água marinha e o outro o de tratamento das águas residuais da região próxima. As águas tratadas que provenham do esgoto local poderão ser utilizadas como irrigação ou devolvidas ao mar através de um duto submarino de 780 metros. “Isto promove um ciclo integral que ajudará a preservar o meio ambiente e a qualidade de vida”, disse o ministro.

Até o momento, as obras encontram-se com 50% de avanço, e devem estar terminadas no último trimestre de 2019. Além da dessalinização e de duas estações de tratamento de esgoto, a instalação terá 250 quilômetros de tubulação para transporte tanto da água como dos efluentes.

A capacidade de produção de água potável da primeira planta peruana de dessalinização é estimada em 400 litros por segundo.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL