Arco da Inovação aplica sistemas ULMA

18 May 2020

ULMA_Arco_BRASIL_1

O Arco da Inovação é uma ponte estaiada em São José dos Campos, interior de SP, que já se tornou uma das mais emblemáticas obras nesta categoria. Isto pela forma do arco principal, que tem 100 metros de altura. A ponte criará uma rota para o tráfego da cidade, que deverá receber até 180 mil veículos por dia, e terá também uma ciclovia de mais de 3,6 km passando por ela. Para dar solução aos trabalhos de cofragem e acesso em altura por andaimes, a Queiroz Galvão adotou os sistemas da espanhola ULMA.

Equipamentos utilizados

ULMA_Arco_BRASIL_2

Para os pilares de inclinação e seção variável em quatro faces, se adotou o sistema autotrepante ATR com moldes de vigas de madeira VMK para a parte externa, e a plataforma KSP para o interior. O sistema autotrepante foi adaptado à inclinação da curva elíptica do arco, com até 23º na última concretagem. Todo o conjunto permitiu grandes ritmos de execução, ciclos de concretagem de três dias em trechos de 3,6 metros de altura, e sem necessidade de guindaste. Além disso, os sistemas têm três níveis de plataforma de trabalho, tanto para montar as formas, fixação e concretagem, o que mantém em todos os momentos a segurança máxima e a precisão operacional elevada. Apesar da geometria complexa, o sistema MK em suas diferentes aplicações solucionou os problemas apresentados pela estrutura.

As duas vigas transversais, existentes em diferentes alturas e sobre as quais se constroem as duas pistas em forma de X, foram executadas com ENKOFORM HMK apeados em cimbra T-60. No resto do tabuleiro, a fim de evitar o fechamento das vias, se optou por uma solução de forma horizontal MK.

O fechamento do arco foi realizado com ENKOFORM HMK apoiado em um sistema de perfis metálicos especiais e cimbras T-60.

Para dar acesso às diferentes áreas da ponte, foram colocadas duas escadas BRIO em cada lado do arco, e em dois trechos diferentes. O primeiro trecho com altura de 60m se apoia no solo. O segundo com 40 m de altura se compõe de três escadas independentes dispostas sobre os consoles BMK dispostas no arco.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL