Acciona fará linha Leste do metrô de Fortaleza

15 October 2013

Metro Fortaleza, Brasil.

Metro Fortaleza, Brasil.

A empresa espanhola de construção e infraestrutura Acciona, junto à brasileira de engenharia Cetenco assinaram o contrato para construir a linha Leste do metrô de Fortaleza, uma das maiores cidades do país.

A linha Leste terá 12,4 quilômetros, 11 estações e estará conectada às linhas Sul e Oeste, que já estão operando. Com a nova linha, o metrô de Fortaleza poderá transportar mais 400 mil pessoas diariamente.

Acciona e Cetenco já haviam sido anunciadas como vencedoras da licitação em setembro, mas agora o consórcio é oficialmente responsável pela obra, cujo orçamento é de pouco mais de US$1 bilhão.

As empresas serão responsáveis por pôr em operação as quatro tuneladoras Robbins que foram compradas pelo governo do Ceará para mobilizar as obras do metrô. A notícia da entrada de Robbins no Brasil com tnueladoras foi antecipada pela revista Construção Latino-Americana em sua edição de outubro.

A nova linha do metrô de Fortaleza faz parte do grande plano de mobilidade urbana levado a cabo pelo governo federal. A cidade é cada vez mais um importante destino turístico e além disso é uma das localidades onde se jogarão partidas da Copa do Mundo em 2014.

Com 3,6 milhões de pessoas, Fortaleza experimenta forte crescimento nos últimos anos, o que pôs pressão sobre suas infraestruturas, em especial a de transporte.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL