Foto-Igreja-1-ABCIC-

Igreja Batista do Morumbi

Os vencedores do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto 2019, nas categorias Edificações, Infraestrutura e Pequenas Obras, foram anunciados pela Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic), em São Paulo.

Na categoria Edificações, a obra vencedora foi o empreendimento Royce Connect III, em Santo André (SP). Com área construída de 43.277 m², o projeto constitui-se de um galpão para armazenamento e um edifício administrativo multipavimentos. As estruturas pré-fabricadas de concreto – vigas, pilares, lajes alveolares, painéis arquitetônicos de fachada não estruturais, escadas e contenções pré-fabricadas - foram fornecidas pela Leonardi Construção Industrializada.

Na categoria Infraestrutura, o Prêmio Obra do Ano foi para a Arena Petry, em Santa Catarina, complexo de eventos com capacidade de 17,5 mil pessoas e o maior palco em área interna do Brasil com 540 m². Para montar sua estrutura moderna, a Proaço Indústria Metalúrgica, que produz estruturas pré-moldadas de concreto e metálicas, forneceu blocos de fundações, pilares, cortinas de contenção, vigas de transição, vigas pórtico, painéis de fechamento e laje alveolar. O pré-fabricado possibilitou nessa obra a preservação da arquitetura com todos seus detalhes, reduzindo ao mínimo as alvenarias.

1.-FOTO-GRANDE---ROYCE

Royce Connect III, em Santo André

Já na categoria Pequenas Obras, o vencedor foi a Igreja Batista do Morumbi, situada em São Paulo, com projeto arquitetônico de Felipe Aflalo (Aflalo & Gasperini Arquitetos). Com três pavimentos, a obra havia sido pensada para ser em estrutura convencional. Por isso, foi um desafio especial a transformação do projeto para o sistema construtivo em pré-fabricado. Porém, a industrialização cumpriu seu papel atendendo as linhas arrojadas do projeto arquitetônico, possibilitando que o prazo execução dos trabalhos em campo fosse reduzido, com a obra sendo montada em um período de 40 dias. A Leonardi forneceu pilares, vigas, laje alveolar e painéis arquitetônicos de fachada não estruturais para a obra.

3.-FOTO-GRANDE---ARENA

Arena Petry, em Santa Catarina

Nas três categorias, o Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto 2019 concedeu menções honrosas: GH Corporate (Edificações), com estruturas fornecidas pela Leonardi Construção Industrializada; as Praças de Pedágio SP 255 e SP 318 (Infraestrutura), com estrutura fornecida pela Tranenge Construções; e Casa Guaratuba (Pequenas Obras), estrutura fornecida pela Galleon Pré-Fabricados.

O Prêmio Obra do Ano foi criado em 2011 e prestigia as empresas pré-fabricadoras e os arquitetos e engenheiros projetistas de estruturas que usam o sistema construtivo em seus projetos.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters