Caterpillar

O motor G3600 A4 tem milhares de unidades operando nas bacias de xisto nos Estados Unidos.

A linha de motores de compressão a gás CAT G3600 ADEM 4, que tem potências variando entre 1875 e 5350 bHP, é a nova aposta da Caterpillar para o mercado de moto-compressão.

O G3600 A4 foi projetado a partir de desenvolvimentos de engenharia dos últimos 12 anos, e o resultado é uma versão melhorada do modelo anterior, o G3600 A3.

A versão atualizada da série G3600 estreou em 2015 nos Estados Unidos, oferecendo maior flexibilidade de combustível, capacidades de altitude expandidas, assim como um aumento de potência de até 5,6%. Graças ao design e aos testes da Caterpillar, ele oferece amplos intervalos de manutenção e grande durabilidade.

“Os clientes destacam que o maior atributo desta linha é a flexibilidade de combustível, admitindo gases de 750 a 2300 BTU. Isto significa que os motores podem ter boa performance em lugares onde a qualidade do gás não seja a melhor, ou seja variável. O H2S admissível chega a 1000ppm”, afirma Scott Gee, territory manager da Caterpillar.

Caterpillar1

Na Argentina atualmente há quatro motores operando com estas características.

Estes equipamentos contam com função Ambient Based Ratings (ABR), o que permite obter potência adicional em função da temperatura do ambiente. Com o sistema ABR, os sensores do motor detectam a mudança de temperatura e se ajustam automaticamente para se beneficiar do ar mais frio e denso, sem a necessidade de deter ou reiniciar o motor.

“O motor G3600 A4 tem milhares de unidades operando nas bacias de gás de xisto nos Estados Unidos. Na Argentina, atualmente há quatro motores destas características operando com excelentes resultados, e nos próximos meses entrarão no país mais quatro, para operar na unidade de Vaca Muerta. O menor módulo de potência desta linha é o G3606 A4, de 1875 a 2010 bHP, enquanto o maior é o G3616 A4, de 5000 a 5350 bHP”, afirmou Santiago Carmona, product manager industria Oil & Gas da Finning Sudamérica.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters