Cerca de 15 novos centros comerciais devem abrir em 2018.

mall peru

As previsões da consultoria Equilibrium são otimistas para o setor de varejo peruano em 2018. A expectativa tem impacto positivo sobre o setor de construção pois são esperados talvez 15 novos projetos de shopping centers em vários pontos do país. “Na pior das hipóteses, o país vai abrir cinco ou seis novos shoppings”, afirmou Paul Lira, diretor de Padrões Creditícios da Equilibrium, que também garante que o crescimento das vendas do varejo de shopping no Peru deve crescer 6% este ano, e em 2018 o crescimento do setor deverá ser de 9%.

Um fator que está mobilizando a demanda de consumo interno, e em consequência o panorama de obras, é a iminente classificação do Peru para a copa do mundo de 2018. Mas mesmo que ela não venha, a previsão continua sendo otimista. Junto com as inaugurações de novos shoppings, se prevê a inauguração de grandes supermercados. “Se falamos de formatos regionais ou suprarregionais, uma âncora são os supermercados, e a mira dos empresários está aí”, diz o consultor.

Lira sustenta que apesar do investimento do varejo entre agora e o ano que vem é menor do que o verificado no período anterior, uma porção importante será dedicada aos novos shoppings. “Entre 2015 e 2016 foram investidos US$ 2,25 bilhões, e 68% foram para novos shoppings e 32% para melhorias; entre este ano e o próximo, a cifra será de US$ 1,52 bilhão dos quais dois terços serão para novos empreendimentos”, afirmou.

Mas o mercado é amplo e tem potencial de crescimento. Hoje existem 2,15 centros comerciais por milhão de habitantes, o que torna o Peru um país atrativo para novos investimentos. A expectativa é de que no final de 2018 o país deverá ter 98 centros comerciais, e em 2025 este número deverá chegar a 223, com uma penetração de 6,3 centros por milhão de habitantes.

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Inscreva-se grátis

Newsletters

O Informativo Semanal de Construção conta com as últimas notícias da indústria mundial, proporcionando uma grande quantidade de informação aos profi ssionais da construção.

Vá a Newsletters