Zoomlion reforça presença na América Latina e projeta forte crescimento no Brasil

Ouça este artigo

Zoomlion está entre os 15 maiores fabricantes de equipamentos de construção do mundo, consolidando sua sólida posição no setor.

La compañía tiene una fuerte preencia en el mercado del concreto en Brasil A empresa tem uma forte presença no mercado brasileiro de concreto. (Foto: Zoomlion).

A Zoomlion, uma das principais fabricantes mundiais de equipamentos de construção, está intensificando seus esforços para fortalecer sua presença na América Latina. Em visita às instalações da empresa em Indaiatuba, Brasil, a Construção Latino-Americana conheceu os destaques da empresa e seus planos de expansão na região.

De acordo com o prestigioso ranking Yellow Table da revista International Construction, a Zoomlion está entre os 15 maiores fabricantes de equipamentos de construção do mundo, consolidando sua sólida posição no setor. Com o objetivo de aumentar sua presença na América Latina, a empresa está abrindo um novo escritório comercial no Perú e planeja fazer o mesmo no Chile em um futuro próximo.

Além dessas iniciativas, a Zoomlion está estabelecendo novas subsidiárias em Vitória, Goiânia, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Recife. Essas expansões estratégicas permitirão à empresa atender com mais eficiência às demandas do mercado e oferecer um serviço de qualidade aos seus clientes, de acordo com Ricardo Bertoni, vice-diretor comercial da Zoomlion Brasil.

Esse crescimento também é necessário porque, segundo Steven Wu, diretor comercial da empresa, “o mercado brasileiro de equipamentos para construção vive uma recuperação notável e ganha força”. Segundo ele, as vendas da Zoomlion no Brasil cresceram dez vezes entre 2021 e 2022, chegando a 350 milhões de reais.

Zoomlion estima que o Brasil poderá dobrar sua atual frota de equipamentos, passando de aproximadamente 35.000-40.000 para um número entre 70.000 e 80.000 unidades Zoomlion estima que o Brasil poderá dobrar sua atual frota de equipamentos, passando de aproximadamente 35.000-40.000 para um número entre 70.000 e 80.000 unidades. (Foto: Zoomlion)

Embora se espere uma concorrência maior e mais agressiva no mercado este ano, o executivo está otimista e confiante de que a Zoomlion atingirá um faturamento de 700 milhões de reais, dobrando os resultados de 2022.

Nesse sentido, Wu também destaca a ampla abrangência oferecida pela empresa no Brasil e a abertura de seis novas filiais no país. Além disso, garante que mudanças estão sendo realizadas na estrutura interna, como a nomeação de gerentes responsáveis ​​pela venda e atendimento pós-venda em cada região e mudanças nas áreas de finanças, logística e contratação de funcionários, tanto técnicos quanto vendas, em todo o Brasil.

Com esses avanços estratégicos e adaptações internas, a Zoomlion está demonstrando seu compromisso de liderar o mercado latino-americano de equipamentos de construção. Por meio de seu foco em produtos de qualidade, atendimento ao cliente e expansão estratégica, a empresa está se posicionando como um player importante no setor e espera continuar crescendo nos próximos anos.

Fábrica no México

A empresa tem um foco claro em aumentar sua presença no mercado de plataformas. A empresa acredita que o Brasil tem grande potencial de crescimento nesse setor, principalmente por meio da implantação de baterias de íon-lítio, tendência que está se espalhando no país. Bertoni estima que o Brasil poderá dobrar sua atual frota de equipamentos, “passando de aproximadamente 35.000-40.000 para um número entre 70.000 e 80.000 unidades”. De fato, segundo o executivo, não deve ser difícil, considerando o tamanho e a população do país, que o número de plataformas chegue a 100 mil unidades.

Em relação à fabricação de plataformas, uma notícia muito interessante é que a Zoomlion, aproveitando a modernização de sua fábrica de equipamentos de acesso aéreo na China, transferirá parte de suas antigas instalações (cerca de seis anos) para o México. Essa medida estratégica, explica Bertoni, permitirá que a empresa tenha uma entrada mais direta no mercado norte-americano. O México oferece uma entrada mais tranquila nos Estados Unidos devido a questões fiscais para marcas chinesas e também se beneficia do acordo NAFTA. A montagem de equipamentos no México representa uma vantagem para a Zoomlion em sua busca de expansão no continente.

Expansão do portfólio e setores

Hoje o portfólio de produtos que a Zoomlion oferece ao mercado brasileiro é focado principalmente em guindastes, concreto e soluções de acesso, mas a empresa estuda expandir sua gama de produtos por meio de guindastes de torre, equipamentos de terraplenagem e fazer uma análise exaustiva do negócio, incluindo tratores e colheitadeiras.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL