Yanmar: pioneirismo desde a fundação

A YANMAR atua com cinco linhas de produtos, incluindo máquinas de construção, máquinas agrícolas, motores industriais, motores marítimos e peças de reposição.

O “Y” de YANMAR: um símbolo de inovação e progresso.

Anderson Oliveira, gerente Comercial de Construção Civil e Produtos de Força na YANMAR South America. Foto: Yanmar

O logotipo da marca é derivado do nome da empresa, bem como da libélula japonesa (Oniyanma), símbolo de boa colheita no Japão. A combinação desses dois motivos expressa a vontade da YANMAR de avançar para o próximo século.

A forma afiada do logotipo representa o espírito de inovação da marca, pronto para abrir o futuro. Também representa sua tecnologia de ponta, líder mundial.

Com mais de um século de pesquisa e desenvolvimento, a empresa fornece tecnologia japonesa de última geração e atua com uma rede de suporte global para atender a todas as necessidades dos clientes.

A CLA conversou com Anderson Oliveira, gerente Comercial de Construção Civil e Produtos de Força na YANMAR South America, sobre a organização e crescimento da empresa na América do Sul.

1 - O setor de construção civil, junto com o mercado agrícola estão entre as principais áreas de atuação da empresa no país. Como estão essas duas áreas atualmente? Fale um pouco sobre o crescimento geral da YANMAR no Brasil.

Ambas as áreas apresentam resultados positivos. Desde o início das atividades da YANMAR no setor agrícola no Brasil, em 2018, a YANMAR vem registrando crescimento. Os tratores YANMAR Solis, por exemplo, ultrapassaram a marca de 10 mil unidades vendidas no país neste primeiro semestre. Estes tratores, são resultado de uma parceria sólida entre a YANMAR e a International Tractors Limited (ITL), uma fabricante de tratores da Índia.

Já no mercado de construção civil, a YANMAR detém a liderança, há mais de 5 anos consecutivos, com a comercialização de miniescavadeiras, produto no qual é especialista e, ainda, a pioneira ao fabricar o primeiro modelo do mundo, a YB600C, em 1968.

Essa crescente nos últimos anos, em ambos os segmentos, demonstra o quanto estamos comprometidos com o futuro e a inovação no país. Poder apresentar e distribuir nossos equipamentos e seus diferenciais num dos principais países do agronegócio e da construção, nos abre muitas portas e expectativas para o futuro. Ambos os mercados apresentam, apesar de suas particularidades, um caminho de grande evolução e de bons frutos, e estamos ansiosos pelo que vem pela frente.

2 – Em 2016, a YANMAR estabeleceu uma nova Declaração de Marca: “UM FUTURO SUSTENTÁVEL -New Value through Technology”, em direção a uma sociedade mais sustentável e recicladora de recursos. Como anda essa questão?

Foto: Yanmar

Uma das filosofias da YANMAR, desde o início, sempre foi a de servir com consciência.

Entre os nossos valores internos, a sustentabilidade sempre se fez presente e isso não vai mudar.

Como forma de manter viva uma das grandes propostas do nosso fundador, temos diversos projetos que integram a nossa declaração de um futuro sustentável, para que essa realidade se faça presente todos os dias.

Um deles é o ‘YANMAR GREEN CHALLENGE 2050’, que visa transformar os nossos negócios nos próximos anos, chegando ao patamar de empresa ecologicamente correta e livre de gases de efeito estufa.

Passo a passo, processo a processo, pretendemos eliminar as emissões de GEE e de substâncias nocivas de nossa produção, de nossos fornecedores e clientes.

3 – O Novo Pac trouxe para muitas empresas a expectativa de aumento do volume nos setores de construção e agronegócio. A YANMAR acredita nessa perspectiva?

Estamos muito animados com as medidas que vêm sendo liberadas pelo governo. Elas são fundamentais para os avanços de ambos os setores.

Embora ainda não seja tudo o que esperávamos, a liberação gradual e contínua nos permite organizar as entregas e atender a todos, mesmo com alta demanda. Sabemos que o mercado foi mais conservador no primeiro semestre, à espera dos planos econômicos, e que nos últimos meses já sentimos as mudanças.

4 – Estrategicamente, qual a posição do Brasil na empresa?

Estrategicamente, o Brasil é uma subsidiária importante para a YANMAR. Como a primeira subsidiária fora do Japão, o Brasil tem um relacionamento próximo com a matriz e afiliados. O país também oferece grandes oportunidades, especialmente no setor agrícola. Já no setor de construção, o país ainda tem muitas conquistas para atingir, o que permite um possível grande avanço no setor de infraestrutura e obras.

5 – Os empreiteiros brasileiros adotaram preferencialmente os equipamentos compactos. Podemos afirmar que equipamento bem dimensionado representa custo operacional adequado?

Sem dúvida, as máquinas compactas ganharam destaque nos canteiros de obras.

Apesar do seu tamanho reduzido, elas apresentam eficiência em trabalhos de precisão, economia e produtividade no tocante a manutenção e consumo de combustível.

Além disso, são fáceis de manobrar e operar, com movimentos feitos através de joysticks e/ou alavancas. Isso permite executar tarefas pesadas e com perfeição. Apesar do tamanho, são potentes e versáteis, pois conseguem acessar locais difíceis e realizar diferentes tipos de trabalho devido à compatibilidade com diversos implementos.

6 - Quais são as vantagens da versatilidade de aplicações nesse contexto?

Foto: Yanmar

Na grande maioria, os clientes brasileiros atuam em diversos tipos de serviços. Com isso, oferecer equipamentos versáteis que atendam às principais demandas do mercado proporciona economia, agilidade e disponibilidade do equipamento para o cliente atuar nos mais distintos tipos de serviços.

7 - Quais avanços tecnológicos se destacam no portfólio da empresa?

Os equipamentos da YANMAR para o setor de construção civil contam com tecnologia embarcada, em modelos a partir de 2 toneladas, que proporcionam uma vantagem competitiva, tornando-os uma opção cada vez mais atraente para empresas de diversos setores.

O sistema de monitoramento remoto (SA-R) permite acompanhar o trabalho da máquina pelo celular ou computador, obtendo informações em tempo real.

Dados como horas trabalhadas, início e término de cada atividade, ferramenta de gerenciamento de manutenção, serviço de notificação de erro e alerta antifurto são algumas das funções ofertadas aos consumidores.

8 – No geral, é evidente que a procura por miniescavadeiras tem crescido de forma constante. Com este cenário, vocês planejam mais lançamentos?

Com certeza, estamos constantemente estudando o mercado e negociando inovações com nossa matriz. Temos algumas novidades previstas para 2024 e 2025. O público precisa ficar atento para não perder as oportunidades que oferecemos como apoio nas soluções do dia a dia na obra.

9 - Na categoria de máquinas compactas de 1 a 10 toneladas, quais podemos sinalizar como as mais proeminentes nos últimos anos?

Nossa linha visa atender todas as necessidades do mercado. As entregas ocorrem conforme demanda, e cada categoria tem sua importância e representatividade.

Na classe de até 2 toneladas, focamos em atender principalmente piscineiros, obras de paisagismo e alvenaria. Já na classe entre 2 e 4 toneladas, atendemos os mais variados segmentos, como locadores, agricultores, construtores e empreiteiros. Para clientes entre 4 e 6 toneladas, destacamos obras de demolição e sucata.

As máquinas de 8 a 10 toneladas conseguem atender necessidades que grandes equipamentos normalmente executam, porém, com a facilidade de acesso a locais mais estreitos e a economia no custo operacional, como diferenciais.

10 – Quais são as principais características que tornam os equipamentos da YANMAR notáveis em termos de estabilidade, velocidade de operação e consumo de combustível?

Entre os destaques dos nossos equipamentos temos o verdadeiro giro zero de traseira, que permite que uma máquina opere rente a parede e gire sem dificuldades para realizar a função, pois o corpo do produto não ultrapassa a largura da esteira; e o sistema hidráulico das miniescavadeiras YANMAR, que nas funções MODO ECO + A/D tornam as máquinas mais eficientes em termos de economia de combustível, proporcionando menos aquecimento e menor esforço ao motor e aos componentes hidráulicos.

No MODO ECO, por exemplo, é possível reduzir a rotação máxima do motor de 2.200rpm para 1.900rpm, sem perder o rendimento do sistema hidráulico, ideal para trabalho com menor carga, mantendo a agilidade, sem desperdício de combustível. Já a função A/D (autodesaceleração), consiste em reduzir a rotação do motor, deixando-o em marcha lenta se não for acionado o sistema hidráulico por mais de 4 segundos.

Na sequência, é possível retomar a rotação do motor no modo selecionado inicialmente, de forma automática, a partir de qualquer movimento hidráulico. Este recurso, que é bastante utilizado em carregamento de caminhões, gera maior agilidade no trabalho, ajudando a economizar combustível, reduzir a emissão de poluentes e a garantir maior disponibilidade operacional.

11 - No mercado brasileiro de construção civil, a YANMAR se sobressai com miniescavadeiras já há alguns anos. Isso deve se manter em 2023?

Com certeza, estamos sempre buscando o nosso melhor.

A liderança de mercado vem de muito trabalho, pesquisa, estudo e entendimento das necessidades dos clientes. Seguimos trabalhando constantemente para permanecer nesta posição não apenas em 2023, mas também nos anos seguintes. Queremos continuar proporcionando experiências únicas ao nosso público.

Sobre a YANMAR

Fundada em 1912 em Osaka, no Japão, a YANMAR foi a primeira empresa a ter sucesso ao fazer um motor compacto a diesel para uso prático, em 1933. No Brasil, a marca possui 65 anos de atuação e está localizada em Indaiatuba, interior do estado de São Paulo.

Como pioneira na indústria de motores a diesel, a YANMAR é uma inovadora mundial quando se trata de equipamentos e de motores industriais, maquinário agrícola, equipamentos de construção, sistemas de energia, grupos geradores e motores marítimos. Para isso, investe na melhoria contínua dos seus produtos para que eles possam trabalhar com excelência dentro dos seus segmentos e em todos os seus processos.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL