Yanmar comemora 30 anos de suas escavadeiras ViO de giro zero

Com o lançamento da série ViO em 1993, a Yanmar Compact Equipment popularizou o conceito de escavadeira de giro zero.

Há 30 anos, a Yanmar lançou sua linha ViO de escavadeiras compactas. Ao contrário de outras escavadeiras de seu tipo na época, em nenhum momento da rotação da ViO a parte traseira da cabine/superestrutura se estendia além de suas esteiras. Isso significava que as máquinas podiam operar nos espaços mais apertados sem medo de colisão traseira com prédios, veículos ou pessoas próximos. O conceito foi adotado pelo setor global e logo substituiu até 70% dos modelos padrão nos canteiros de obras.

El lanzamiento hace 30 años de la gama de excavadoras compactas Yanmar CE ViO causó sensación O lançamento da linha ViO de escavadeiras compactas, há 30 anos, causou sensação (Foto: Yanmar CE).

Embora as escavadeiras de giro zero sejam agora uma parte dominante do mercado de equipamentos compactos, a ViO continua sendo uma referência.

Gerando o conceito

O conceito de giro traseiro zero é muito mais inteligente do que simplesmente reduzir o tamanho da superestrutura. Nas escavadeiras tradicionais, ter um contrapeso saliente na parte traseira da escavadeira é útil para equilibrar cargas na frente, ao levantar ou escavar, por exemplo. Mas, uma vez que isso foi eliminado, os engenheiros da Yanmar CE precisavam criar forças de contrapeso semelhantes por outros meios, mantendo a impressionante capacidade de elevação.

O ViO é incrivelmente versátil e capaz de trabalhar nos locais de trabalho mais apertados e estreitos. Agora em sua sétima geração, a linha se expandiu e continua forte. Recentemente, o ViO80-7, projetado para o Japão, foi declarado o vencedor do prestigioso Good Design Award 2023 deste ano pelo Japan Institute of Design Promotion.

O conceito de balanço de cauda zero do ViO foi desenvolvido de forma constante nos últimos 30 anos. O ViO17 (foto acima) é um bom exemplo da geração atual. Nem o contrapeso nem a parte frontal da estrutura superior se projetam além da bitola da esteira. Isso dá ao modelo de 1,8 tonelada um raio de giro extremamente pequeno. E, no entanto, graças ao seu material rodante de 1.280 mm de largura, ao grande contrapeso e à boa distribuição de peso, ele se iguala ou supera as máquinas convencionais, além de ter alta capacidade de elevação.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL