YAK lança no mercado brasileiro trator 100% elétrico como zero emissões de CO2

A YAK Tratores, lança no mercado o modelo 1272.

O equipamento é direcionado para o segmento de movimentação de cargas em todos os setores e tem capacidade de reboque de até 18 toneladas, é equipada com uma bateria de 23kWh e um motor com potência máxima de 24 kW e 160 Nm de torque.

Em 2020, startup YAK Tratores Elétricos recebeu um investimento seed de R$ 1,2 milhão por meio do programa Finep Startup, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC).

Os tratores elétricos da YAK são brasileiros, projetados e fabricados na cidade de Joinville, em Santa Catarina.

A companhia informa que o trator pesa, aproximadamente, duas toneladas, e é fruto de desenvolvimento brasileiro. “Ele conta um um índice de nacionalização superior a 70%, o que permite que seus clientes utilizem recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para fazer aquisição do equipamento”, destaca a Yak.

Garantia de redução dos custos operacionais em até 70%. Foto: Divulgação // YAK

Segundo o fundador da empresa, João Ozório, entre as inovações tecnológicas do projeto, o trator YAK 1272 tem três características que se destacam. “A primeira é a alta eficiência energética que permite que os clientes da empresa tenham uma redução de até 70% no custo hora da máquina. Além disso, por ser 100% elétrico, o trator tem zero emissões diretas de CO2 durante o uso, o que evita o lançamento de cerca de 30 toneladas de CO2 por ano na atmosfera. E, por fim, quem também agradece são os operadores, que têm uma máquina silenciosa, sem cheiros ou emissões de tóxicos e com baixíssimo nível de vibração”, descreve.

A empresa explica que o projeto nasceu em 2016 e, desde então, vem sendo aprimorado e testado. Para a versão 2023 a fabricante está planejando o lançamento da YAK CLOUD, uma plataforma digital conectada diretamente ao trator que vai permitir que os usuários tenham acesso a uma série de informações do produto como: cadastramento de frotas, controle de custos, emissões de CO2, entre outras funcionalidades.

“As células de bateria do equipamento são de Lítio Ferro Fosfato, equipadas com um BMS (Battery Management System, traduzido como Sistema de gestão de baterias) de balanceamento ativo que monitoram e controlam a vida útil do conjunto energético. Isso garante uma utilização simples e segura. Com estações de recarga própria e uma autonomia de até 10 horas de uso, os tratores da YAK podem ser recarregados completamente em até 2 horas”, explica Ozório.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL