Wymaq: enfoque regional

By Cristián Peters Quiroga12 March 2021

A Wymaq, uma plataforma de locação de equipamentos de construção cujo modelo se baseia em economia colaborativa, está dando passos concretos na sua consolidação na Argentina e na internacionalização pela região.

Apesar de que, tal como aconteceu com todo o setor, as quarentenas desaceleraram o crescimento da receita da empresa, a adoção da plataforma e a incorporação de novos usuários se mantiveram sólidos, inclusive incrementando as categorias de equipamentos disponíveis na plataforma. “Não só sobrevivemos á covid-19 como conseguimos manter o foco em nosso plano estratégico, dando os primeiros passos na expansão regional da empresa e acelerando o desenvolvimento de novas funcionalidades do produto”, comentou com a CLA Martín Gómez, co-fundador da Wymaq.

Dentre as inovações da empresa, está o desenvolvimento de um aplicativo (que estará disponível a partir de março) para que os usuários possam digitalizar as cargas de combustível, os horímetros e as assistências técnicas, e ver informação em tempo real do consumo e os tempos de parada dos equipamentos de uma frota.

“A Wymaq é uma plataforma que, partindo de uma necessidade concreta da locação de maquinário, proporciona aos clientes um ambiente digital para resolver a busca e seleção de fornecedores e ferramentas para gerir a produtividade desse maquinário na obra”, define o executivo.

Internacionalização

A Wymaq desembarcou no Chile em 2020 com o apoio do Start Up Chile, um programa que ajuda empreendedores no país. “Foi o primeiro passo para a internacionalização e rapidamente se consolidou como o hub que precisamos para a expansão regional”, diz Gómez. O ano passado, como se sabe, foi atípico, mas apesar dos desafios inauditos a plataforma conseguiu constituir uma importante base de fornecedores e já conta com cerca de 1 mil equipamentos à disposição do cliente no país. “Em 2021, temos o desafio de nos consolidar e começar a crescer”, adianta o executivo.

O passo seguinte foi a entrada no mercado peruano, algo que está acontecendo precisamente nestes dias. Graças à entrada de um novo grupo de investidores, conformado por profissionais do Peru, do Chile e dos Estados Unidos, e liderado por José Miguel Palma (executivo com mais de 15 anos de experiência de negócios B2B), a Wymaq lançará a plataforma no país. “Esta aliança trará conhecimento, experiência e networking para levar adiante a operação no Peru e fortalecer Chile e Argentina”, diz Gómez.

Enquanto a plataforma prepara seu ingresso no Peru e na Colômbia, Gómez continua buscando novas alternativas de crescimento e está estudando maneiras de entrar também no Brasil e no México. “A Wymaq foi concebida como plataforma de alcance regional. Embora cada país tenha características próprias, existem desafios comuns que podemos superar trabalhando em conjunto, como o baixo nível de digitalização, a fragmentação do setor, os processos de compra lentos e pouco transparentes, e o escasso emprego de dados na tomada de decisões, para citar os mais destacados”, conclui.

More Articles from Construção Latino Americana
Vendas da Volvo CE crescem no primeiro trimestre
Nos três primeiros meses de 2021, as vendas líquidas da Volvo CE aumentaram 23%
Nova escavadeira Liebherr R 928 G8
Nova adição à família da geração 8
Enel Green Power cancela contrato com Tozzi Latam
Da empresa de energia querem continuar o trabalho mantendo o pessoal atual para dar continuidade às obras.