Webinar Sobratema trará uma avaliação do mercado para construção em 2023

Em dezembro do ano passado, o Estudo Sobratema projetou para 2023 uma elevação da ordem de 4% nas vendas de equipamentos para construção e para a comercialização de máquinas da linha amarela (movimentação de terra).

A avaliação do primeiro semestre do mercado de máquinas para construção será apresentada pelo consultor Mario Miranda, coordenador do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), durante o Webinar Sobratema Atualização das Tendências no Mercado da Construção, no dia 27 de julho, a partir das 15h00.

Em dezembro do ano passado, o Estudo Sobratema projetou para 2023 uma elevação da ordem de 4% nas vendas de equipamentos para construção e para a comercialização de máquinas da linha amarela (movimentação de terra). Em 2022, foram comercializados quase 40 mil equipamentos da linha amarela e, no caso das máquinas usadas na construção, as vendas somaram mais de 65 unidades. À época, Miranda afirmou que estimativa era crível, mas que a indústria estaria preparada para um crescimento maior.

Mario Miranda é coordenador do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção.

Entretanto, o setor da construção revisou para baixo a sua estimativa de crescimento, passando de 2,5% para 2%, e apresentou queda das atividades nos primeiros dois meses de 2023 em relação ao primeiro bimestre do ano passado, segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O recuo se deve, entre outros fatores, a elevada taxa de juros. Por outro lado, a mineração segue crescendo e o agronegócio puxou a alta do PIB brasileiro no primeiro triemestre deste ano, ao avançar 21,6% no período, maior alta desde o quarto trimestre de 1996, devido a safra recorde e maior produtividade, de acordo com o IBGE.

Durante sua palestra no Webinar Sobratema Atualização das Tendências no Mercado da Construção, Miranda também trará as perspectivas do mercado de máquinas para o segundo semestre. Os pontos tratados por ele serão discutidos em uma roda de debates, que contará com a participação da economista Andrea Bandeira, da Ex Ante Consultoria Econômica, de Eduardo Lema, diretor da MILLS Rental, de Eurimilson Daniel, vice-presidente da Sobratema, e de um representante da área da construção.

Com transmissão pelo Canal da Sobratema no YouTube, o evento online é direcionado para todos os profissionais das áreas da construção, de locação e de equipamentos, fornecedores e prestadores de serviço, instituições financeiras, agentes públicos e representantes de entidades setoriais

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL