Wärstilä construirá central de gás propano em Honduras

16 June 2016

Wärstilä Honduras

Wärstilä Honduras

A empresa Wärstilä vai construir uma central elétrica de 28 MW, do tipo Smart Power Generation, para a empresa Roatan Electric Company, em Honduras. O contrato é do tipo turnkey e inclui quatro motores modelo Wärstilä 34SG-LPG, que operarão com gás propano.

“A solução da empresa construtora permitirá contar com energia mais limpa, confiável, e mais eficiente para nossos clientes. A capacidade dual de combustível destes motores nos dá a vantagem de no futuro trocar o gás propano por etanol ou metanol, segundo a disponibilidade. Temos a vontade de reduzir o preço da eletricidade dos consumidores”, afirmou Richard Warren, vice-presidente e gerente geral da RECO.

A RECO opera na baía das ilhas da costa de Honduras, onde o turismo crescente promove uma forte demanda por energia. Nesse contexto, ao proporcionar um abastecimento de luz adequado e confiável, a nova central vai contribuir para o sustento da indústria turística local.

“A infraestrutura de importação, armazenamento e operação do gás propano é relativamente fácil e barata. Por isso é uma solução atrativa para as ilhas do Caribe e outros lugares que não têm acesso às tubulações de gás natural”, disse o executivo da Wärstilä Sampo Suvisaari.

Esta será a segunda central de energia movida a propano adjudicada à multinacional finlandesa. “As centrais da Wärstilä, por poderem operar tanto quanto com gás natural como com gás liquefeito de petróleo ou propano, dão flexibilidade para adaptar-se às condições de gestão e disponibilidade de combustíveis. Tal vantagem, somada ao preço competitivo do GLP e seu baixo impacto ambiental, faz com que esta seja uma alternativa muito competitiva na América do Sul, e especialmente no mercado chileno”, diz Diego del Pino, também da Wärstilä.

A potência instalada da Wärstilä em Honduras é de aproximadamente 500 MW, o que representa 25% da capacidade total do país. Na América Central e Caribe, a multinacional tem um total instalado de 4.800 MW, e 60 GW em nível mundial.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL