Wärtsilä abastecerá central elétrica em El Salvador

05 November 2015

El Salvador Energía del Pacífico

El Salvador Energía del Pacífico

A Wärtsilä, companhia de soluções e serviços para a indústria energética, ganhou uma licitação para abastecer uma importante central elétrica do tipo Flexicycle para a empresa Energía del Pacífico S.A em Acajutla, El Salvador. Essa central de 378 MW será a maior e mais eficiente do país, além de ser a primeira na América Central que terá seu funcionamento baseado em Gás Natural Líquido (GNL).

Essa nova central, que proporcionará eletricidade à rede nacional, deverá estar pronta em 2018. “Este projeto produzirá energia térmica mais limpa em El Salvador, o que por sua vez contribuirá para a redução dos preços da eletricidade”, afirmou Raul Carral, Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Energy Solutions da Wärtsilä.

Hoje, 50% dos 1600 MW da capacidade de geração de energia em El Salvador está baseada no petróleo. Porém, com a nova central, cairão os preços da eletricidade, posto que o GNL é mais econômico que o petróleo. Adicionalmente, o GNL produz 30% menos de emissões de carbono e 99% menos de emissões de dióxido de enxofre.

Mais adiante será construída uma nova central de GNL no mesmo lugar. ”Este projeto demonstra que o GNL pode ser importado a um país relativamente pequeno e a uma central elétrica de tamanho médio no contexto de um projeto bem desenhado”, completou Sampo Suvisaari, Diretor Regional de Energy Solutions da Wärtsilä.

Dezenove motores modelo Wärtsilä 50SG e uma turbina a vapor de ciclo combinado conformarão essa central que terá uma eficiência próxima a 50%. Por outro lado, a tecnologia Dry Flexicycle conta com um sistema de refrigeração de circuito fechado que requer um consumo mínimo de água, com o qual se dá uma grande vantagem considerando que El Salvador vem sofrendo uma das piores secas dos últimos 40 anos.

“Uma das razões pelas quais escolhemos a tecnologia da Wärtsilä foi pela alta confiabilidade que oferecem suas unidades múltiplas do tipo Flexicycle”, destacou Alejandro Alle, diretor geral da Energía del Pacífico.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL