Votorantim inicia automação das manutenções

By Concreto Latino-Americano28 June 2019

A Vototantim Cimentos lançou um software de Inteligência Artificial, chamado Projeto Spectrum, para monitorar e compreender o comportamento dos vários equipamentos e componentes envolvidos na produção de cimento.

O Spectrum funciona com sensores instalados nas máquinas, que são conectados a um sistema que ajuda a prever eventuais falhas por manutenção ou operação. “A AI do software aprende a entender o comportamento de cada máquina, com o que vai se aperfeiçoando a manutenção de cada equipamento”, disse o gerente geral de manutenção da Votorantim Cimentos, Danilo Valadares.

Neste sentido, o Spectrum quer ir além da manutenção convencional, que tradicionalmente se divide em preventiva, preditiva e corretiva, chegando a uma manutenção de precisão, “com o foco posto nas condições dos equipamentos antes de apresentarem defeito”.

A cimenteira, de fato, afirma que “o Spectrum foi implantado no ano passado nas fábricas de Salto de Pirapora (SP) e Rio Branco do Sul (PR). Neste primeiro ano de implementação, se identificaram 51 casos que evitaram paradas dos fornos cimenteiros”

O objetivo da empresa é que o Spectrum esteja instalado em 100% de suas unidades no Brasil até o final de 2020, além de implementar o sistema nas fábricas da Europa, Ásia e África. “No futuro, o desdobramento deste projeto é ter uma central de monitoramento preditivo tático de todos os equipamentos vitais em todas as fábricas da companhia, analisando todas as variáveis críticas em um único sistema online”, disse Valadares.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Um ponto fora da curva…
O Brasil, na contramão de muitos países que se viram seriamente afetados pela crise sanitária mundial, se estabelece dia após dia como potência econômica no que tange a indústria e tal propensão se fortalece com o número de obras que se difundem por todo território nacional.
Energia do futuro
Como grupos geradores e sistemas de armazenamento baseados em bateria podem substituir a energia a diesel.
Construção centro-americana
A pandemia e economias fortemente dependentes tornam a recuperação desta região mais complexa.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL