Votorantim Cimentos utiliza biocombustível na produção de argamassa em Cajamar (SP)

By Luciana Guimaraes28 July 2022

A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, trocou o combustível fóssil pelo biocombustível na produção de argamassa em sua fábrica localizada em Cajamar, na região metropolitana do Estado de São Paulo.

Meta da Votorantim Cimentos é atingir 53% de substituição térmica, percentual de energia vinda de combustíveis alternativos aos combustíveis fósseis, e reduzir o fator clínquer para 68% para 2030. Foto: Votorantim

A biomassa utilizada é resultado da transformação de resíduos de outros processos industriais em combustível. A fábrica de Cajamar passou a utilizar o biocombustível para a secagem industrial de calcário. O calcário é uma das matérias-primas empregadas na produção de argamassa. Depois de passar pelo processo de secagem, o calcário é moído e transformado em areia, que compõe a argamassa junto com aditivo e cimento.

Na unidade paulista são secas mais de 200 mil toneladas de calcário todos os anos para produção de areia. A Votorantim Cimentos investiu cerca de R$ 4 milhões na troca dos equipamentos e a fábrica deixou de consumir combustível fóssil na sua totalidade, com ganhos ambientais e econômicos.

Segundo o gerente geral de Argamassa da Votorantim Cimentos, Carlos Vicente Flores Escalona, a fábrica de Cajamar opera de forma sustentável dentro do conceito de economia circular. “Adotamos uma abordagem regenerativa na maneira de fazer negócios, eliminando resíduos, revalorizando subprodutos de outras indústrias e ampliando o uso de recursos renováveis. Essa iniciativa em Cajamar reduz os impactos ao meio ambiente, pois estamos transformando em combustível um resíduo que antes era descartado”, afirma Flores.

Com essa iniciativa, a Votorantim Cimentos amplia o uso de biocombustíveis na sua produção de argamassa no Brasil. A companhia também possui mais duas unidades de argamassas com aproveitamento de energia térmica em processos de produção de areias: Rio Branco do Sul (PR) e Belém (PA).

A longo prazo, a companhia compromete-se a desenvolver e implementar tecnologias que permitam entregar para a sociedade um concreto com emissão neutra de carbono até 2050.

Para a Votorantim Cimentos, a sustentabilidade é uma jornada que caminha junto com sua trajetória. Em 2020, a companhia deu mais um passo ao renovar seus compromissos em sustentabilidade estabelecidos anteriormente. Para atender às novas necessidades da sociedade, os compromissos também estão integrados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, uma pauta global com 17 objetivos e 169 metas a serem alcançadas até 2030.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
A magnitude e fomento do conceito ESG e da sustentabilidade
O que antes era tendência, agora é realidade. Considerando os indicadores dos três pilares (meio ambiente, social e governança corporativa), e a inerente preocupação - devida – das empresas, não há como negar que estratégias ESG trazem diversos benefícios para a percepção de valor, real, das companhias.
Compactação: declives suaves
Características excepcionais para um embalador de rolos seguro e eficiente
Conheça alguns dos expositores da M&T Expo 2022
Como parte da rede Bauma, a M&T Expo agora quer ser o carro-chefe da recuperação do mercado
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL