Votorantim Cimentos busca novas soluções e tecnologias

By Luciana Guimaraes06 June 2022

A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, lançou dois desafios em sua plataforma de inovação aberta, o VC Connect.

Os novos desafios buscam soluções e novas tecnologias na área de Concreto Leve e para construção de Parede de Concreto in loco. As inscrições podem ser feitas pelo site do programa até o dia 1 de julho.

Foto: Votorantim

O propósito da plataforma VC Connect é conectar os desafios da empresa com as soluções inovadoras presentes no ecossistema de startups, centros de pesquisas e universidades. Desde 2017, já foram desenvolvidos desafios em temas estratégicos para o mercado da construção civil – como varejo da construção, otimização de canteiros e obra, descarbonização e moradia digna, além de temas ligas a indústria 4.0, finanças e recursos humanos.

No desafio Novas tecnologias e soluções em Concreto Leve, a empresa busca ideias que tornem as estruturas em concreto mais leves, reduzindo custos das estruturas de cimento/concreto e melhorem e/ou dispensem o acabamento no concreto.

O concreto é um material versátil utilizado da fundação ao acabamento nas obras da construção civil. Apesar da sua durabilidade e resistência, o custo e a qualidade de acabamento no uso deste produto em sistemas de fechamento externo podem ser aprimorados. Outra oportunidade de melhoria é a utilização do concreto na instalação de pisos, já que essa aplicação exige resistência com baixo peso.

Já o objetivo do desafio Soluções para construção de Parede de Concreto in loco é encontrar soluções que tornem o sistema de Parede de Concreto mais acessível para que possa ser adotado amplamente pelo mercado da construção.

O sistema Parede de Concreto é utilizado por grandes construtoras no Brasil como uma forma de obter mais eficiência operacional e agilizar o processo de construção de empreendimentos no geral. Neste tipo de método construtivo a parede é moldada no local da obra (“in loco”) e utiliza apenas o material concreto para sua estrutura e vedação. As paredes e lajes maciças de concreto são moldadas já na sua espessura final, tornando o reboco desnecessário. Atualmente, este tipo de sistema construtivo é utilizado majoritariamente por grandes construtoras, que detém o conhecimento técnico e equipamentos para execução do processo.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Aplicando um gêmeo digital
Conectar o mundo físico e virtual para planejar, projetar, construir e operar projetos é o que esta tecnologia significa.
BIM: metodologia chave
Conectividade da Internet, aliada à capacidade cada vez maior de coleta e análise, junto à uma necessidade de multiplicar e impulsionar o empreendedorismo, trazem o BIM para o topo da cadeia de construção.
Os múltiplos benefícios e a validação das Construtechs
Elas estão se mostrando cada vez mais presentes na cadeia produtiva da construção e suas soluções tecnológicas estão fazendo a diferença e angariando adeptos.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL