Volvo e Liebherr se unem por caminhão betoneira leve

14 October 2020

Volvo Liebherr 1

O conjunto para transporte de concreto da Volvo e Liebherr pesa 2.400 quilos menos.

O grupo sueco Volvo e a alemã Liebherr se uniram no Brasil para lançar um novo produto para o mercado de concreto usinado. Trata-se da sua versão de um caminhão betoneira leve. Ambas as empresas fizeram alterações em seus produtos (a Volvo em seu modelo de caminhão para betoneiras e a Liebherr no implemento de betoneira), conseguindo uma redução de peso total de 2.400 quilos.

De acordo com as empresas, a utilização do novo Volvo VM Light Mixer com a betoneira Liebherr HTM Lightweight permite utilizar toda a carga potencial de concreto na betoneira, de 8 metros cúbicos, sem romper o limite da lei da balança que protege pavimentos urbanos no Brasil. Em termos práticos, isso significa que os concreteiros brasileiros poderão levar 1m3 a mais de concreto por viagem.

O novo caminhão VM Light Mixer da Volvo ficou 900 quilos mais leve que a versão anterior da marca para transporte de concreto. Por parte da Liebherr, a HTM Lightweight ficou 26% mais leve que os modelos tradicionais de betoneira da marca alemã.

volvo liebherr 3

Ambas as marcas fizeram mudanças no projeto de seus modelos para reduzir o peso.

“A Volvo aprimorou o caminhão, reduzindo peso sem comprometer a reconhecida robustez do veículo”, diz Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões. O chassi da linha VM é produzido com ligas especiais de aço LNE60, exclusivas da Volvo. No VM Light Mixer, a Volvo optou por distância entre eixos de 4.550mm, que dá melhor distribuição do peso da betoneira. Mesmo assim, o caminhão vem equipado com tanque de combustível de 200 litros, o que permite rodar o dia todo sem reabastecer.

A Liebherr, por sua vez, redesenhou vários elementos de seu modelo de betoneira para se adaptar à exigência do mercado por menores pesos. Por exemplo, o tambor recebeu melhorias no aço, que agora está mais leve sem perder resistência à abrasão. O tanque de água passou de 600 para 300 litros. A calha, que sempre é metálica, passou a ser feita de com plástico especial de alta resistência UHMW, mais leve.

“O implemento mais leve, quando utilizado com um caminhão igualmente mais leve, permite a redução do peso total do conjunto caminhão-betoneira a um valor aproximado equivalente a 1m³ de concreto, 2.400 kg, possibilitando o uso da capacidade máxima da betoneira, dentro das determinações da lei da balança”, diz o supervisor de vendas de Tecnologia de Concreto da Liebherr Brasil, Gian Romano.

“Esse projeto significa mantermos nossa posição de pioneirismo, ao introduzir no mercado brasileiro várias inovações técnicas de desenho, construção e utilização de novos materiais, demonstrando ao mercado nosso potencial inovador e mantendo a posição de liderança da nossa marca”, disse Luís Torres, gerente da divisão de Tecnologia de Concreto da Liebherr.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL